jogos alfabetização

3 brincadeiras de alfabetização para fazer no quadro

Essas são ideias simples para estimular a compreensão da língua escrita. Seus alunos vão amar essas 3 brincadeiras de alfabetização!

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e EF02LP01 ao EF02LP06 e EF03LP01 ao EF03LP03 e EF04LP01,  EF04LP02 e EF05LP01)

Ed. Infantil:  EF (EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1) A última é a primeira

Objetivos: vocabulário, noção de última e letra inicial, desenvolvimento da oralidade.
Como fazer: Escreva uma palavra no quadro. Desafie um aluno a dizer, ou escrever, uma palavra que inicie com a letra final dessa palavra. Se ele não conseguir pule para outra criança. Peça para a
outra criança fazer o mesmo, até todos da turma. Se quiser divida a turma em grupos, aqueles que mais acertarem palavras ganham ao final.
Exemplo:  VacaAmoRatoOntemMala

2) Qual é a palavra certa?

Objetivos: Percepção de absurdos, leitura, interpretação.
Como fazer: Escreva no quadro uma frase onde falta uma palavra, pode ser no final ou no meio.
Escreva uma lista de quatro palavras, dentre estas apenas uma é possível encaixar na frase de modo a ficar com sentido. Divida a turma em dois ou três grupos, peça para as crianças escolherem qual a palavra que melhor se encaixa.
Pode ser escolhida pelo grupo, ou uma criança do grupo por vez. Depois de escolhida a palavra, mostre qual a certa lendo a frase e explicando por que as outras palavras não tem sentido naquela frase. Ganha ponto o grupo que mais acertar as palavras. Repita a brincadeira com várias frases e grupos de palavras.
Variações: Caso prefira, faça cartelas com as frases e cartelas com diferentes palavras. Assim
o jogo pode ser dado às crianças várias vezes em pequenos grupos de até quatro. Peça para elas copiarem no caderno a frase com a palavra certa.
Exemplo:
Frase: Eu abri a geladeira e peguei um ___.
Palavras: Prato, Melancia, Mato, Sorvete.
Resposta: Apesar das palavras Melancia e Sorvete combinarem com a frase, apenas Sorvete a deixa correta, pois Melancia é uma palavra feminina. E as outras palavras não são coisas que vão à geladeira.

3) Batalha das letras

Objetivos: Formar palavras a partir de um grupo de letras, aumentar o vocabulário.
Como fazer: Escreva no quadro dez letras. Desafie seus alunos a formar o máximo de palavras
usando apenas essas letras, pode ser palavras com duas a dez letras. Não pode repeti as letras, apenas usar as letras que estão no quadro. Depois de um determinado tempo, quem conseguir mais palavras é o vencedor.
Variações: A brincadeira pode ser feita em duplas ou em trios. Também se podem usar letrinhas
prontas (como aquelas de plástico, madeira e outros) dando um grupo de letras para cada dupla.
Exemplo:
Letras: A, G, U, T, I, F, O, C, M, E

Palavras: AU, FOME, GEMA, TIMECO….

Gostaram das brincadeiras de alfabetização?

 

atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Ideias legais para trabalhar a letra inicial:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: