atividades para a adaptação

7 ideias de atividades para a adaptação escolar

O período de adaptação escolar necessita de um planejamento diferenciado e flexível. Com intenção de auxiliá-lo separei 7 ideias de atividades para a adaptação que servem para todas as etapas da educação infantil e também para os primeiros anos das séries iniciais.

As ideias apresentadas abaixo tem como objetivos a criação de vínculos entre crianças e entre estas e os professores, assim como demonstrar como a escola é um ambiente rico de possibilidades e seguras, para assim as crianças se sintam tranquilas e acolhidas.

 1) Saco surpresa:

Faça um saco de TNT escuro. Dentro ponha os crachás com os nomes das crianças ou suas fotos. Faça uma roda com as crianças e vá passando o saco. Cada criança deve tirar um crachá do saco e tentar adivinhar quem é aquele colega. Turmas leitoras apenas o nome basta. Para o menores use fotos.

Também pode-se usar objetos variados aos quais as crianças devem tentar identificar o que é sem olhar.

2) Pintura de rosto:

Fazer desenhos nos rostos das crianças é uma ótima oportunidade para um momento mais próximo entre criança e professor. Deixe a criança escolher entre as possibilidades que você saiba desenhar. Em crianças maiores, pode-se deixar que uma faça o desenho no outro.

Use tinta própria para pintura do rosto, ou tinta guache ou lápis de olho e batom. Se achar que a pintura no rosto não combina com a faixa etária de sua turma, faça pinturas nas mãos e braços.

Confira algumas ideias de pinturas de rosto aqui.

3) Brincadeiras com balões:

Traga balões cheios ou deixe que as crianças encham. Ponha música e brinque com as crianças. Os desafie a não deixar o balão cair, a dançar em duplas com o balão preso entre as crianças. Ou faça corridas para ver quem consegue estourar os balões.

Atividades com os balões são ótimas para integrar a turma e fazer com que aqueles mais tímidos também interajam. Mas fique atento a possíveis crianças que tenham medo de que os balões estourem. Em algumas turmas essa atividade pode não ser bem-vinda.

4) Histórias com fantoches:

Crianças adoram ouvir histórias, principalmente se a professora contar com auxílio de fantoches, palitoches e outros recursos. Use nesse tempo de adaptação várias histórias desse tipo. Deixe as crianças brincarem com os fantoches, na medida do possível. E as incentive a inventarem também suas histórias.

5) Brincadeiras em roda:

Sente com as crianças em rodas e proponha diversas brincadeiras como ovo podre ou limão entrou na roda. Invente variações e desafios de passar a bola mais rápido, mais lento, por cima da cabeça…

Aproveite esses momentos para envolver toda a turma fazendo com que a integração entre as crianças aumente, além de já ir trabalhando o respeito as regras que serão necessárias ao restante do ano.

6) Bolhas de sabão:

Tenha alguns potinhos e canudinhos para fazer as bolhas de sabão. As crianças amam, além de ser uma boa oportunidade de interação na área externa da escola.

Para crianças menores assopre as bolhas e deixe elas brincarem ao tentarem pegar e acompanharem as bolhas. Para os maiores ofereça potinhos para eles e os deixe fazer em duplas ou trios a brincadeira, trocando quem assopra por vezes.

7) Brincadeiras com papel:

Entregue tiras de papel crepom ou fitas para as crianças. Ponha música e as deixe brincar com essas tiras, fazendo os movimentos das danças. Para crianças pequenas pode-se entregar pedações de crepom e deixar que eles rasguem e depois brinquem de jogar para cima e brinquem com a bagunça feita no chão.

Aproveite para incentivar as crianças a ajudarem a professora a juntar os papéis e por no lixo. É uma ótima oportunidade para iniciar as combinações de bom convício na escola.

Deixe nos comentários mais ideias para esse complicado momento, vamos adorar saber mais atividades para a adaptação escolar.

Confira também o texto de apoio sobre essa temática.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *