hortas com materiais reciclados

9 ideias de hortas com materiais reciclados

É sempre importante trabalhar com a natureza na escola. Vamos aproveitar a semana do meio ambiente? Assim pesquisei na internet algumas ideias para construímos hortas com materiais reciclados, que podem ser colocadas em cantinhos da escola com facilidade.

Atualmente a realidade da maioria das crianças é viver em apartamento sem contato como a natureza, por isso a escola torna-se quase a única possibilidade para esse contato.

Como trabalhar com hortas na escola:

Conforme o nível de ensino as crianças terão mais ou menos participação com a confecção e cuidado da horta. A horta pode ser feita de modo coletivo com toda a escola. Ao combinar que uma turma trará as sementes, outra plantará e fará a horta, e outras cuidarão.

  • Envolva as crianças no planejamento da horta: fazendo questionamentos onde a horta poderá ser feita, que materiais precisarão…
  • Para turmas mais velhas convide-os a fazerem uma pesquisa na internet sobre modelos de hortas, o que as plantas precisam para se desenvolver, estações para se plantar cada vegetal.
  • Faça listas de possíveis plantas a constarem na horta (temperos, verduras, raízes…). Escolham o que irão plantar.
  • Proponha atividades em que seja trabalhado as partes das plantas, suas necessidades, e para quê cada planta é boa para nossa saúde.
  • Organize e plante as sementes ou mudas com as crianças. Proponha também seu cuidado até que as plantas cresçam.
  • Faça receitas que usem os produtos das hortas, nas quais eles irão colher e fazer a receita.
  • Diversas atividades de ciência, matemática e português podem ser realizadas a partir da confecção de uma horta, assim como projetos de alimentação e outros. Para planos detalhados com atividades exclusivas confira os e-books que montamos especialmente para professores.

 

Ideias de hortas com materiais reciclados para construir com suas crianças:

Gostaram dessa ideia para trabalhar na semana do meio ambiente?

Conte-nos que outras atividades legais você fez?

Abraços

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *