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arroz 7 graõs

Arroz 7 Grãos com Lentilha e Amêndoas

Esta receita, além de gostosa, é também muito saudável.   Composto por sementes e cereais integrais, o arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles que liberam açúcar na corrente sanguínea de forma lenta e gradual, evitando picos de insulina. Isso aumenta a sensação de saciedade e dá mais energia para as atividades do dia a dia .Geralmente compro o arroz de saquinho, que já vem com os 7 grãos.

No entanto se na sua cidade não tiver o arroz 7 grãos, ou quiser que ele saia mais barato, compre os grãos separados e coloque 50g de cada grão para 1 ½ kg de arroz integral, siga as receitas, usando o número de xícaras pedidas,  da mistura. Geralmente os 7 grãos são :  arroz integral; cevada; aveia integral; trigo integral; quinua; linhaça; amaranto.  Mas existem algumas variações na mistura que compõe os 7 grãos, pode-se acrescentar centeio ou triticale. Algumas receitas apresentam outras opções de arroz, como o arroz vermelho, arroz selvagem ou arroz negro, enquanto outras composições levam canola.  Como no Ano Novo tem a superstição de comer lentilha, comprei um que já  vem com grãos de lentilha. No caso, se não encontrar, é só substituir algum dos grãos da mistura  pela lentilha.

Arroz 7 Grãos com Lentilha e Amêndoas

Ingredientes:

·        1 xícara de chá de arroz 7 grãos

·        3 xícaras de água

·        1 pitada de açafrão (cúrcuma)

·        3  dentes de alho bem picados

·        1 1/2 colher sopa de azeite de oliva

·        Pimenta ( opcional ) e sal a gosto ( usei 1 colher de sobremesa de sal )

·        ½ cebola bem picada

·        ½ xícara de amêndoas em lascas

·        Salsa e cebolinha picadas, a gosto, para enfeitar ( para pôr por cima do arroz )

·        Amêndoas a gosto, para enfeitar o arroz

Modo de Preparo:

 Refogue o alho e a cebola no azeite de oliva, mexendo  até dourar. Adicione o arroz e dê uma breve refogada, mexendo sempre para não queimar. Junte o açafrão, o sal e a pimenta  e cubra com a água. Deixe ferver, em fogo baixo, com a panela semi tampada, por uns  15 minutos , ou até que ao experimentar o grão ele esteja no ponto desejado. Não tire antes, pois este tipo de arroz demora mais para amolecer do que o arroz normal. Prove o arroz e veja se precisa mais  sal ou pimenta . Tampe a panela  desligue o fogo e deixe descansar mais uns 2 minutos. Depois deste tempo, coloque a ½ xícara de  amêndoas e misture bem. Sirva em um prato, enfeitado com mais umas lascas de amêndoas e  salsa e cebolinha picadinhas sobre o arroz. Eu prefiro servir e comer quente, mas você pode fazer e servir depois, já frio. Neste caso, não esqueça que ao tirar o arroz da panela , antes de servir, deve-se misturar bem, para que ele não fique com pelotinhas de arroz, que após ter esfriado, normalmente fica mais grudado um no outro, e só depois de mexido, enfeitar.

Rendimento:  3 porções

Tempo de Preparo : 20 a 25 min.

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