brincadeiras agitadas II

Brincadeiras Agitadas II para a escola

Mais uma lista de brincadeiras agitadas para vocês!

Lembrando que são brincadeiras que utilizam a motricidade para estimular outras aprendizagem. Algumas podem ser feitas na sala de aula (desde que seja grande), mas o ideal são espaços como pátio ou ginásios.

Brincadeiras Agitadas II

1. Canelas unidas

Objetivos: equilíbrio, motricidade ampla, cooperação, rapidez, percepção do ritmo da marcha e do ritmo do colega.

Material: pedaços de cordão.

Idade: a partir dos 3 anos.

Como brincar: Organize as crianças em dupla, amarre uma criança na outra pela canela. Monte obstáculos no caminho. As crianças com as canelas unidas devem fazer o percurso. Essa atividade pode ser feita com música, em que as crianças devam dançar, ou corridas de um ponto ao outro. Para crianças das séries iniciais, pode-se dificultar unindo as crianças em trios.

2. Vem comigo

Objetivos: motricidade, atenção, rapidez, percepção visual, paciência para esperar sua vez, criatividade motora.

Material: giz ou bambolês.

Idade: a partir dos 5 anos.

Como brincar: Coloque as crianças em um círculo, marque o lugar de cada uma com um círculo feito de giz ou bambolês. Uma criança fica fora do círculo correndo, cada criança que ela toca deve a seguir fazendo os movimentos que ela está fazendo (pulando, galopando, batendo palma). Quando já houver várias crianças a seguindo a professora grita: aos seus lugares. As crianças devem correr e encontrar um lugar na roda. A que ficar de fora será a que irá reiniciar a brincadeira.

3. Pega Saci

Objetivo: coordenação, equilíbrio, atenção, rapidez.

Material: nada

Idade: a partir 5 anos

Como brincar: Uma criança é o caçador, as outra devem correr fugindo dessa criança. Quando o caçador toca uma criança essa deve ficar como o Saci (se equilibrando só em um pé), até que outro colega toque nele para salvá-lo. Pode-se trocar o caçador ou por mais de um ao decorrer da brincadeira.

4. Pega corrente

Objetivo: coordenação, equilíbrio, cooperação, estratégia, comunicação.

Material: nada

Idade: a partir dos 4 anos

Como brincar: Uma criança começa como caçador, ela deve correr atrás dos colegas. Cada colega que ela pega vai formando uma corrente ao irem dando as mãos. Assim a corrente de caçadores devem correr em conjunto para pegar as outras crianças. Para crianças de 4 a 6 anos, para não caírem podem ser  feitas correntes de três ou quatro crianças, fazendo várias correntes que irão atrás dos colegas solitários.

5. Não derrube

Objetivo: postura ao andar, equilíbrio, concentração, atenção visual, rapidez, percepção corporal.

Material: alguns livros ou cadernos de capa dura ou outro objeto plano não pesado

Idade: 5 anos.

Como brincar: Com um livro equilibrado sobre a cabeça a criança deve fazer o percurso estabelecido pela professora sem deixar o livro cair. Para os maiores pode-se dificultar o percurso com a criança tendo que subir em um cadeira, abaixar sob passar por uma corda…

6. Pega feijão

Objetivos: rapidez, coordenação, motricidade fina, equilíbrio, controle da ansiedade e da frustração.

Material: colheres de sobremesa, pratos e feijões.

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: Coloque muitos feijões em um prato grande. Entregue colheres para as crianças. Elas têm que pegar um feijão por vez com a colher e colocá-los dentro do copo da sua equipe ou seu. O jogo termina quando não tiver mais feijões nos pratos. E se conta para ver qual copo tem mais feijões. Para crianças maiores deixe os copos bem longe. Para crianças menores pode se substituir os feijões por bolinhas grandes de papel em uma quantidade menor para poder fazer a contagem.

Confira outras brincadeiras super legais e educativas AQUI

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *