brincadeiras de adivinha

Brincadeiras de Adivinhas para sala de aula

Trago para vocês algumas ideias de brincadeiras de adivinhas que podem ser feitas na sala de aula. São ótimas brincadeiras para aqueles momentos de final de aula quando esperamos o sinal tocar ou entre atividades.

Chamo de brincadeiras de adivinhas aquelas em que as crianças devem descobrir a resposta correta entre várias possibilidades.

Brincadeiras de adivinhas

1. Qual o desenho?

Objetivos: atenção, coordenação motora, percepção visual, desenvoltura, comunicação.

Material: quadro, giz e papéis com nomes de objetos.

Idade: a partir de 5 anos.

Como brincar: Escreva em papéis os nomes de objetos, ou animais, ou frutas. Você pode escolher uma categoria que esteja trabalhando. Uma criança por vez vem ao quatro e pega um papel. Essa criança deve representar a palavra com desenho e os colegas devem adivinhar o que é. Quem acerta será o próximo a ir ao quadro.  Para crianças que não leem, você pode falar a palavra no ouvido.

2. Qual é a palavra?

Objetivos: memória, raciocínio, classificação, comunicação, controle de ansiedade, parte e todo.

Material: fichas de nomes de animais/frutas/objetos (podem ser a mesmas do jogo anterior). Ou fichas com figuras para aqueles que não leem.

Idade: a partir dos 4 anos, para categorias simples.

Como brincar: Uma criança pega uma ficha sem mostrar aos outros. Os colegas fazendo perguntas sobre as características desse objeto, as quais a criança irá responder com sim ou não, vão tentar adivinhar qual é a figura ou a palavra.

3. Cadê o objeto?

Objetivos: Desenvolver noção espacial, localização, atenção, percepção auditiva.

Material: um objeto pequeno.

Idade: a partir dos 3 anos.

Como Brincar: As crianças viram de costas para a professora, essa esconde o objeto previamente combinado. Após as crianças devem procurar pela sala o objeto. A professora ajudará dizendo está perto ou longe. Para crianças a partir de 5 anos, pode-se pedir para uma criança sair sala. O objeto será escondido por outro colega que irá orientar o colega que voltou para a sala para ajudá-lo a encontrar. Assim trocando as crianças.

4. Qual é a música?

Objetivos: memória, ritmo, atenção, vocabulário, desenvoltura.

Material: fichas com palavras ou figuras

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brincar: A professora mostra uma palavra ou figura, ou fala uma palavra. As crianças devem cantar uma música que tenha essa palavra ou figura. Use palavras de acordo com o repertório musical de sua turma. Quando uma criança descobrir a música, esta pode cantá-la sozinha ou convidar os outros colegas para cantarem junto.

5. O que mudou?

Objetivos: atenção, memória, percepção visual, observação do todo e de detalhes.

Material: nada

Idade: a partir dos 4 anos

Como brincar: Coloque as crianças em círculo. Diga para uma criança observar todos os colegas e a tire da sala. Dois colegas trocam de lugar. Quando a criança voltar deve adivinhar quem trocou de lugar. Esse jogo também pode ser feito em duplas, um da dupla deve observar seu colega com atenção e então virar de costas para este. O colega muda algo em sua aparência (dobra a camisa, muda o cabelo…) e o outro deve descobrir o que mudou. Também pode-se mudar objetos de lugar para as crianças descobrirem o que mudou na sala de aula.

6. Qual a resposta?

Objetivos: atenção, desenvoltura, fixação de conteúdo.

Material: caixinha e fichas com perguntas sobre um assuntos trabalhado (que vogal falta em Cas_, qual o resultado de 2+2, Qual o maior rio do Brasil….). Use perguntas de acordo com os conhecimentos de sua turma.

Idade: a partir dos 6 anos.

Como brincar: Coloque as crianças em roda. As crianças devem ir passando a caixinha até ouvirem o sinal da professora (pode ser uma palma, ou quando a música parar, ou quando terminar um músicas que eles estejam cantando). Quem tiver com a caixinha na mão quando der o sinal, deve pegar uma pergunta da caixinha e responder. Se acertar recebe parabéns, se errar outro colega que souber pode responder.

Mais ideias de brincadeiras AQUI.

Gostaram das ideias? Comentem como foi fazer as brincadeiras com suas turmas e quais variações fizeram.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *