Brincadeiras de alfabetização e motricidade

Brincadeiras de alfabetização e motricidade

Pensando em trazer mais ludicidade para a aprendizagem, organizei algumas brincadeiras de alfabetização e motricidade. Espero que estas ajudem vocês em suas práticas diárias.

Brincadeiras de alfabetização e motricidade:

1. Pule na vogal:

Objetivos: trabalhar vogal inicial e final, atenção auditiva, atenção visual, agilidade, rapidez, lidar com frustração.

Material: vogais riscadas no chão ou em um papel colado no chão.

Idade: assim que se começar a trabalhar as vogais.

Como brincar: distribua as vogais no chão uma longe da outra. Chame uma criança por vez ou um grupo de crianças e diga uma palavra. As crianças devem correr e pular na frente da vogal que aquela palavra inicia. Você pode trocar para a vogal final. Para trabalhar a atenção visual, você pode mostrar figuras ao invés de falar a palavra.

2. Corrida das letras:

Objetivo: letras iniciais e finais, atenção auditiva, rapidez, agilidade, noção espacial, saber esperar.

Material: giz ou bambolê.

Idade: assim que iniciar o trabalho com a escrita do nome próprio.

Como brincar: coloque as crianças em círculo, marque os lugares com giz ou bambolê. Uma criança fica no centro do círculo. Ela deve falar a primeira letra do nome de um colega. Quem tem essa letra deve correr ao redor do círculo, e a que estava no meio deve tentar pegá-la (se forem mais de uma criança, elas correram também). Se a criança conseguir voltar ao seu lugar sem que o outro a tenha pego, ela está salva. Caso contrário é ela que ficará ao meio e dirá a próxima letra. Essa brincadeira pode ser feita com a professora nomeando as crianças com vogais, e assim a criança do meio deve dizer uma vogal para tentar pegar alguma das crianças que são aquela vogal.

3. Corrida do alfabeto:

Objetivos: fixação do alfabeto, atenção auditiva, memorização, agilidade, trabalho em equipe, atenção visual.

Material: dois conjuntos de cartões contendo as letras do alfabeto.

Idade: assim que for ensinado o alfabeto com sua sequência.

Como brincar: divida a turma em dois. Espalhe os cartões no chão com a face das letras para cima. A professora fala uma letra, e alguém da equipe deve pegar essa letra correr até o lugar combinado e colocar a letra e voltar para sua equipe. O jogo continua. O objetivo é ir colocando as letras do alfabeto na ordem certa. Para turmas mais avançadas na alfabetização, ao invés de dizer a letra, pode-se dizer palavras para a criança descobrir qual a letra inicial que devem pegar. Essa brincadeira pode ser feita com cartões com sílabas, a professora fala uma palavra e a equipe deve correr com as sílabas certas e montar a palavra.

4. Mais palavras:

Objetivos: vocabulário, desenvolver agilidade mental, coordenação fina, rapidez, concentração.

Material: quatro e giz.

Idade: crianças que já leiam.

Como brincar: divida a turma em dois. Coloque uma palavra no quadro, por exemplo: cão. Uma criança de cada equipe deve correr ao quadro e escrever novas palavas que contenham CÃO, como: cãozinho, macacão… Quando uma criança termina de escrever, outra da equipe deve correr e escrever outra palavra. Ao sinal da professora o tempo acaba. E é contado as palavras, quem tiver mais palavras corretas ganha o ponto. E assim pode-se repetir a brincadeira quantas vezes quiser. Para uma equipe não copiar as palavras uma da outra, você pode pensar em por uma divisória com tecido pendurado ou papel pardo.

5. A maior lista:

Objetivos: raciocínio rápido, vocabulários, caracterização de palavras, agilidade, motricidade fina, rapidez, organização de grupo cooperação.

Material: folha e lápis

Idade: crianças que já leem ao menos palavras simples.

Como brincar: divida a turma em trios ou em dois grupos. Entregue uma folha e lápis para cada grupo. Desafie os grupos a escreverem listas, quem conseguir o maior número de palavras sobre um assunto pré-definido ganha o ponto. Pode-se pedir que escrevam o máximo de palavras com três letras, que iniciem com determinada letra, de nomes de animais, de palavras terminadas em tal letra, de oxítonas….

Gostaram das brincadeiras? Comentem as variações e como foi brincar com sua turma.

Abraços, Shana Conzatti.

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *