Educa Criança
brincadeiras de páscoa

Brincadeiras de Páscoa para ensinar e divertir

Vamos aproveitar essa data especial para fazer com nossas crianças brincadeiras de Páscoa? Trazemos para vocês várias ideias de brincadeiras simples, mas que trazem grandes vivências e aprendizagens. Brincadeiras para serem feitas desde a Educação Infantil até as Séries Iniciais, ou com seus filhos em casa.

Aproveitem!

Brincadeiras de Páscoa:

1) Caça aos ovos:

Preparação: Esconda pelo pátio, casa ou escola vários ovinhos (podem ser os pintados pelas crianças, de plástico, de chocolate ou apenas bolinhas coloridas de papel). Entregue para cada criança uma cestinha.

Brincadeira: Com pistas (os ovinhos estão perto de… Em cima de…) desafie as crianças a encontrarem a maior quantidade de ovinhos. Depois de encontrarem todos, junte as crianças e as ajude a contarem quantos pegaram.

Se os ovinhos forem chocolate ou com amendoim, não vamos querer que algumas crianças fiquem com vários e outras sem. Por isso, faça um desafio de divisão, em que as crianças tem que conseguir dividir os ovos de modo que todos fiquem com as mesmas quantidades ao final.

Desenvolve: Coordenação motora, motricidade fina e ampla, noção espacial, noção de localização, percepção de quantidades, noção de divisão e solidariedade.

2) Pula coelhinho:

Preparação: Confecção de orelhas de coelhinho para cada criança. Linhas desenhadas no chão (retas, sinuosas, círculos …..)

Brincadeira: Uma criança por vez deve fazer o percurso como se fosse um coelhinho. (avançar pulando com os pés junto sobre as linhas).

Desenvolve: Motricidade ampla, equilíbrio, controle corporal, paciência por esperar sua vez, noção espacial.

3) Coelhinho sai da toca:

Preparação: Separe as crianças em trios. Duas crianças devem se dar as mãos para formar a toca, a terceira será o coelhinho.

Brincadeira: Quando o adulto ou outra criança escolhida gritar “coelhinho saí da toca”, as crianças que são os coelhinhos devem trocar de toca. A criança que estava fora, deve tentar encontrar uma toca. A brincadeira se repete quantas vezes desejarem. As crianças que são a toca não podem sair do lugar, mas podem facilitar que os coelhos entrem na toca.

Vá trocando as crianças que são toca para elas serem coelhinhos também.

Desenvolve: motricidade ampla, companheirismo, paciência por esperar quando toca, atenção quando coelho, seguir regras, análise do ambiente e planejamento de ações.

4) Corrida do Ovo:

Preparação: um ovo cozido com casca (para não fazer sujeira e desperdiçar ovos) e uma colher grande para cada criança, ou cada grupo.

Brincadeira: Todas as crianças, ou duas por vez devem colocar o ovo em cima da colher e segurar esta com os dentes. Assim, as crianças devem fazer um caminho (reto ou com obstáculos, preparado por você conforme a idade das crianças) com a colher na boca sem deixar que o ovo caia.

Como os ovos estão cozidos, depois da brincadeira as crianças podem fazer uma receita com os ovos ou apenas comê-los.

Desenvolve: equilíbrio, força e coordenação motora, controle corporal, paciência, planejamento de ação (tentar outro modo de manter o ovo sobre a colher quando esse cair).

5) Não deixe a cenoura cair:

Preparação: Rodelas grossas de cenoura crua.

Brincadeira: Cada criança põe uma rodela sobre o olho e tenta fazer o caminho sem deixá-la cair. Não pode por a mão. (O segredo é inclinar a cabeça para trás, deixe que as crianças descubram isso)

Desenvolve: coordenação ampla e fina, teste de hipóteses, controle corporal, equilíbrio, postura corporal, persistência.

6) Ovos mágicos:

Preparação: esvazie as casquinhas do ovos (guarde as gemas e a claras para fazer uma receita legal com as crianças, como um bolo de cenoura). Lave as casquinhas e deixe secar. Encha as cascas com confete e purpurina, cubra com um papel discreto ou fita adesiva.

Brincadeira: Leve as crianças para um lugar fácil de limpar. Entregue os ovinhos para elas. E faça brincadeiras de tentar jogar os ovinhos para cima sem quebrar, jogar um para outro. Quando o primeiro ovo quebrar será uma surpresa. Então deixe que as crianças se divirtam quebrando seus outros ovos.

Converse com as crianças, desafiando-os a descobrirem como aconteceu para ter confete e purpurina nos ovos.

Desenvolve: Coordenação motora, equilíbrio, noção de força e distância, levantamento de hipóteses.

7) Coloque o nariz:

Preparação: Faça o desenho de um coelho com as orelhas, olhos e boca. Faça o narizinho separado com fita adesiva atrás. Cole na parede na altura das crianças. Separe uma faixa escura para os olhos.

Brincadeira: Cubra os olhos de uma criança por vez e entregue o narizinho para esta. Com a ajuda dos colegas que irão dizer quantos passos, se é mais pra cima ou pra baixo a criança deve acertar o lugar do nariz do coelho.

Desenvolve: estimulo e compreensão auditiva, atenção as orientações, percepção corporal e espacial, coordenação motora, estimula a confiança.

Gostaram das brincadeiras de páscoa?

Deixe seu comentário nos contando como foi com sua turma. 😀

Abraços, Shana Conzatti.

Recebas as novidades de atividades, projetos e brindes em seu e-mail, se inscreva em nossa Newsletter!

http://educacrianca.com.br/lojinha/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: