matemáticas com tema folclórico

Brincadeiras matemáticas com tema folclórico

Trago pra vocês algumas ideias de brincadeiras matemáticas simples que podem ser feitas durante a semana do folclore. São brincadeiras que faço com meus alunos, as quais adaptei para o tema folclórico. Espero que gostem.

Brincadeiras matemáticas com tema folclórico

Basquete no gorro do Saci:

Trabalha:

  • Motricidade ampla e viso-motora,
  • Noção de distância,
  • Contagem, soma e subtração,
  • Paciência e saber lidar com a frustração.

Material:

  • bolinhas (pode ser feitas de papel grande, aquelas de plástico das piscinas de bolinhas, ou feitas de meia)
  • 1 gorro grande vermelho do saci (faça um cone com TNT).

Regras:

Prenda o gorro na parede de modo que fique com a abertura pra cima (como se fosse uma cesta de basquete). Conforme a idade das crianças da sua turma, entregue de três a dez bolinhas para uma criança por vez para tentarem acertar dentro do gorro.

Faça a contagem oral de quantas bolinhas a criança acertou e quantas ficaram fora. Trabalhando a questão de soma e subtração.

Maternal e pré-escola: faça apenas a contagem oral e coletiva. Após o jogo, convide seus alunos a representarem o jogo em uma folha do modo que desejarem. Alguns farão o desenho do gorro com bolinhas, outros podem fazer as crianças jogando e alguns já irão representar as quantidades que acertaram.

Anos Iniciais: O jogo pode ser um desafio de duplas. Uma criança joga as bolinhas e outra segura o gorro e vai se movimentando para tentar ajudar que seu par acerte. Faça a contagem das bolinhas acertadas no gorro e das que ficaram fora. Entregue uma folha para as crianças fazerem o registro, no qual elas têm que representar com desenho as quantidades e depois por os números. Conforme o nível matemático de sua turma você pode lançar novos desafios como: se a dupla tivesse acertado mais 5 bolinhas, quantas ficaria no total. Ou se fosse pra dividir as bolinhas acertadas entre a dupla, quantas bolinhas cada um teria….

Fiz dois modelos de relatórios, se desejar é só clicar AQUI pra baixar grátis.

Pule como o Saci no número certo:

Trabalha:

  • Coordenação motora,
  • Raciocínio matemática rápido,
  • Contagem, soma e subtração,
  • Noção número e quantidade,
  • Atenção auditiva e visual.

Material:

  • Contas matemáticas previamente preparadas pela professora (para séries iniciais);
  • Giz de quadro para desenhar os números ou números escritos em uma folha e colados no chão.

Regras:

Distribua os números de 0 a10 (as folhas ou desenhe-os no chão) em ordem numérica ou sortidos. Ponhas as crianças afastadas dos números, de modo que elas precisem pular em uma perna só algumas vezes até conseguir alcançar o número certo. Diga para elas pararem a frente do número certo, assim não o apagará ou rasgará o papel. Toda a turma pode pular ao mesmo tempo para o número certo ou pode-se fazer a brincadeira com uma, duas, três crianças por vez.

Mas como a criança sabe o número certo?

Maternal e pré-escola: A professora fala um número e as crianças devem pular até a escrita correspondente. Ou então você pode apenas mostrar os dedos com as quantidades e as crianças devem encontrar a qual esse número corresponde. Você pode dificultar dizendo coisas como: o número certo é aquele depois do 5. Ou o número certo é aquele antes do 4.

Séries Iniciais: Além dos modos de jogar descritos para o maternal e pré-escola, a professora pode trazer contas de soma, subtração, multiplicação, divisão em que os resultados deem de 0 a 10. Assim a professora fala a conta (5 + 3 é igual a?) e as crianças devem pular como saci no resultado correto.  Após as crianças fazerem as contas desse modo oral e motor, elas podem receber uma folha para resolverem no papel as mesmas contas.

Abraços, Shana Conzatti.

Comments

comments

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *