Brincadeiras musicadas

Brincadeiras Musicadas na escola

Ludicidade é um dos pilares da Educação Infantil e deveria também estar presente nas Séries Iniciais, pensando sobre isso decidi trazer uma lista de brincadeiras fáceis e divertidas para acrescentarmos em nossa rotina.

Neste post mostrarei brincadeiras musicadas, ou seja, aquelas que usamos como auxílio de um rádio e músicas diversas. Deixarei para outro momento aquelas brincadeiras em que nós professoras cantamos as músicas.

Brincadeiras Musicadas

1. Estátua:

Objetivos: atenção auditiva, controle corporal, limites, equilíbrio, noção espacial, ritmo.

Material: rádio, cd com músicas infantis ou outras.

Idade: a partir dos 2 anos

Como brincar: As crianças dançam em quanto a música toca. Quando você parar a música, as crianças devem ficar em posição de estátua (não podem se mexer, rir ou falar).  Para as crianças pequenas faça apenas essa parte e logo volte a tocar a música. Repetindo quantas vezes as crianças quiserem. Para crianças maiores aumente a dificuldade, aquelas que se mexerem ou rirem vão saindo da brincadeira até que sobre apenas uma estátua.

2. Dança da cadeira:

objetivos: atenção, controle do corpo, orientação espacial, controle da frustração, agilidade, respeito aos colegas e regras.

Material: Cadeiras suficientes para as crianças posicionadas em fila dupla (encoste as costas das cadeiras umas nas outras), rádio, CD de música.

Idade: a partir dos 4 anos

Como brincar: Arrume as cadeiras, deixe uma a menos do que o número de crianças. Ponha a música, quando você parar a música as crianças devem sentarem-se nas cadeiras. Aquela criança que sobra sai da brincadeira. Tire mais uma cadeira e repita a brincadeira até sobrar só uma criança. Reforce as regras de não empurrar os colegas.

Variação para Séries Iniciais: Vá tirando as cadeiras, mas as crianças não saem. Assim o objetivo da brincadeira é que todas as crianças consigam lugar (elas têm que se organizar para que isso aconteça, se tornando uma brincadeira cooperativa).

3. Dança no jornal

Objetivos: coordenação, equilíbrio, noção de força, regras, ritmo, atenção auditiva e visual.

Material: Uma folha de jornal para cada criança, rádio e CD.

Idade: a partir dos 5 anos

Como brinca: Quando começa a música a criança deve dançar sobre a folha de jornal. O objetivo é fazer isso sem rasgá-lo. Quando a música para quem rasgou o jornal saí, ficando no final quem conseguiu não rasgar. Para as crianças maiores, aumente a dificuldade, dando comandos para que testem movimentos novos, como dançar pulando, dançar com um pé só…

4. Trocando de casinha

Objetivos: noção espacial, atenção auditiva e visual, respeito as regras, coordenação, noção de dentro e fora.

Material: Bambolê para cada criança, rádio e CD

Idade: a partir dos 3 anos

Como brinca: Distribua os bambolês pelo chão, quanto mais longe um do outro melhor. Oriente as crianças a dançarem fora do bambolê, quando a música acabar elas devem correr para dentro de um bambolê. Só pode uma criança por bambolê. Deixe sempre um bambolê a menos do que o número de crianças. A criança que ficou sem bambolê deve sair da brincadeira. Assim repita até que sobre só uma criança. Reforce as regras de não empurrar.

Variação para Séries Iniciais: Vá tirando os bambolês e as crianças devem formar duplas, depois trios, depois quartatetos. Trabalhando assim conceitos matemáticos e cooperação.

5. Dança da laranja

Objetivos: cooperação, equilíbrio, ritmo, coordenação motora, noção espacial, atenção.

Material: Laranjas para cada dupla (pode ser bolinhas de plástico ou balões pequenos), rádio e CD.

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brinca: Distribua as crianças em dupla. Cada dupla terá uma laranja que devem dançar com esta encostada em suas testas sem deixar cair. Vá mudando o ritmo da música enquanto as crianças dançam. Quem vai deixando cair as laranjas vai saindo da brincadeira. Para os maiores aumente a dificuldade dizendo para dançarem abaixados ou colocar a laranja em suas costas.

6. Acompanhe o ritmo

Objetivos: ritmo, noção de intensidade de som, atenção, cooperação, motricidade.

Material: Instrumentos musicais (pode ser objetos que produzam sons ao batermos uns no outros, ou apenas  faça com palmas e batidas de pés), rádio e CD.

Idade: a partir dos 4 anos.

Como brinca: Coloque diferentes ritmos de músicas e desafie as crianças a tocarem os instrumentos ou baterem palmas conforme esse ritmo. Com os maiores, você pode deixar que eles descubram o ritmo fazendo sozinhos, com os menores bata palmas para mostrar o ritmo. Além de mudar o ritmo da música mude também seu volume.

 

Gostaram das brincadeiras? Divida nos comentários suas ideias.

Veja outra ideias legais que organizei de brincadeiras para sala de aula, AQUI

Abraços, Shana Conzatti

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *