Calendários para sala de aula: modelos e objetivos

Quando pensamos em decorar nossa sala de aula, seja na Ed. Infantil ou nas Séries Iniciais, existem várias opções de cartazes. Entre estas, os calendários para sala de aula são de grande importância. Trago análises e questionamentos sobre os tipos de calendários e seus objetivos.

Objetivos dos calendários para sala de aula:

  • Apresentar para as crianças a noção de passagem do tempo,
  • Percepção de sequência numérica (1 à 31),
  • Identificar as diferenças entre dias, semanas e meses,
  • Compreender o ontem, hoje e amanhã,
  • Aprender a fazer planejamento de eventos (quantos dias, semanas ou meses faltam para determinado evento/aniversário),
  • Compreender as convenções de nossa sociedade para contar a passagem do tempo,
  • Perceber o padrão de repetição da passagem do tempo. (Ex. Sempre depois de segunda vem terça, depois de janeiro vem fevereiro…),
  • Organização de rotina escolar (saber quais aulas se tem em quais dias da semana),
  • Saber dias para entrega de trabalhos e provas.

Modelos de calendários para sala de aula:

Tendo em mente os objetivos listados, vou analisar alguns modelos quanto a sua funcionalidade. Não discuto que todos são calendários lindos e feitos com as melhores das intenções. Mas será que servem para qualquer nível de aprendizagem?

Obs.: todas as imagens do post foram retiradas da pesquisa do google, caso pertençam a alguém aviso que dou o crédito.

Modelos numéricos com base para todos os meses:

Estes tipos de modelos exigem que a criança tenha um conhecimento prévio da passagem do tempo e de calendários. Que as crianças já saibam quais meses vem antes, assim como a sequência de dias da semana.

São calendário que podem funcionar em Séries Iniciais, mas são complicados para Ed. Infantil. Eu mesma já usei calendários deste tipo, mas ao final do ano meus alunos não tinham compreendido bem a passagem do tempo.

Sendo assim, penso que esses calendários com dias das semanas separados em que marcamos com flechas qual é o dia de hoje, confunde crianças que ainda não sabem ler e que não tenham o conhecimento adquirido de como funciona o calendário.

Modelos com folhas de calendários colados:

Gosto muito desses calendários, pois permitem que todos os objetivos sejam contemplados. As crianças conseguem ver claramente os dias passando e as sequências destes.  São os tipos mais práticos e adequados para salas de aulas.

Para montá-los é só colar um calendário impresso em uma base lindona, decorada com o tema de sua sala. Normalmente  conseguimos esses calendários grátis em lojas, mas caso não encontre, baixe AQUI e imprima calendários muito legais de vários tipos feitos por Michel Zbinden.

Dicas interessante para incrementar os calendários:

  • Para crianças que não leem, pode-se por símbolos ao lado de cada dia da semana que as ajudem a compreender quando for segunda ou terça.
  • Marque cada mês de acordo com suas festividades (ex.: colando uma figura ou um desenho de Mãe, para representar maio).
  • Cole as fotos das crianças ao lado do dia de seus aniversários, assim elas podem analisar sozinhas quanto tempo falta para seu aniversário.
  • Deixe o calendário ao alcance das crianças, para que elas possam ir até este fazer consulta. Ou apenas irem observar a ordem numérica e dos meses.
  • Marque no calendário todas as datas importantes da escola (passeios, festas, feriados, férias, reuniões com pais…) e entregas de trabalhos e provas. Assim facilita seus alunos se organizarem.

Mais artigos e ideias para decoração de sua sala, AQUI.

Bom Início de Ano,

Abraços, Shana Conzatti.

Se inscreva em nossa Newsletter e receba atividades grátis e muito mais, Aqui!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *