casinha mimosa

Casinha mimosa com reciclados: Brinquedo para sala de aula

Brinquedos são caros e logo as crianças enjoam. Ao invés de comprar um brinquedo para seu(a) filho(a) nesse mês das crianças, que tal fazer essa casinha mimosa com ele ou ela?

Ou com seus alunos? É uma ótima oportunidade para criar um brinquedo coletivo para sua sala de aula, além de trabalhar a sustentabilidade.

Quando a criança se envolve na confecção do seu próprio brinquedo (escolhendo cores, pensando nos detalhes desse brinquedo, pintando, cortando…) aquele objeto passa a ser motivo de orgulho e não apenas mais um brinquedo. Assim é um brinquedo repleto de significado afetivo para essa criança.

Essa casinha mimosa é fácil de fazer, e pode ser um brinquedo interessante tanto para meninas como para meninos. Conforme o gosto de seu(a) filho(a) você pode transformar a casinha em um castelo com gladiadores e dragões, em casinhas de fazenda para bichinhos, um esconderijo do Batmam ou o super-herói preferido da criança.

Vamos descobrir como fazer essa casinha?

Casinha mimosa, passo a passo:

Material:

  • Embalagem de amaciante ou sabão de roupa (a casinha da foto foi feita com uma embalagem de 5L, mas pode-se fazer com as embalagens de 2L);
  • Papel ou EVA preto, branco e coloridos;
  • Tesoura, estilete e cola (cola branca serve, mas prefira as mais fortes e próprias para artesanato);
  • Caixinhas e fósforos para fazer os móveis;
  • Tinta e canetinha (opcional);
  • 1 botão e cordão (para prender a porta da casinha).

Confecção da casinha mimosa:

  1. Corte com um estilete a frente da embalagem (deixando a parte inferior ainda conectada a embalagem).
  2. Sobre a abertura cole um pedaço de cordão (fazendo um elo). Na parte da tampa aberta, pelo lado de fora, cole um botão. (assim poderá fechar a casinha e levar para onde desejar).
  3. No Eva ou papel preto, desenhe a porta e a janela. Recorte e cole na parte de fora da tampa para ficar bonitinho quando se fechar a casinha.
  4. Agora, com um lápis desenhe as janelas laterais e na parte de trás da casinha. Com um estilete recorte deixando os buracos. Então enfeite os buracos com tiras de papel preto (como nas imagens laterais e dos fundos da casinha). Ou se preferir ao invés de recortar, faça as janelas com tinta.
  5. A estrutura da casinha está pronta, basta fazer o móveis com caixinhas e decorar a casinha como desejar. (para ver ideias de como fazer o móveis, confira AQUI).

Estou curiosa para saber que casinhas lindas vocês inventaram com seus filhos? Mande as fotos para contato@educacrianca.com.br que ficarei feliz em compartilhar aqui no blog com nossos leitores.

Abraços Shana.

Gostou dessa casinha mimosa vermelha?

Faça a sua e mande fotos para nós!

Para brincar com a casinha com seus filhos ou alunos segue um material de apoio, basta imprimir Grátis, AQUI. (bonequinhos de papel com roupinhas e casinha de formas geométricas).

A casinha da foto foi sorteada no dia 03 de novembro, entre nossos leitores. A ganhadora foi Ângel Cristina Zuncan, confiram AQUI. Fique atenta em outros sorteios, quem sabe a ganhadora é você! 😀 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *