Educa Criança
como contar histórias

Como contar histórias? Recursos para contação.

Quem não gosta de apreciar uma boa história? Trabalhar com histórias na escola é um rico recurso para incentivar o interesse das crianças por qualquer assunto, assim como o gosto pela leitura. Existe uma infinidade de formas de como contar histórias para torná-las ainda mais fascinantes. Trago algumas ideias.

Como contar histórias:

Antes de pensar na forma de como apresentaremos as histórias para nossa turma, eu gostaria de destacar algumas dicas para uma boa contação de história, independente do recurso usado.

  • Sempre leia com atenção crítica as histórias antes de iniciar a contação. Assim você já saberá em quais partes você pode usar um recurso de entonação da voz ou que comentários poderá fazer durante a leitura para instigar a curiosidade das crianças.
  • Adapte a história para o nível da sua turma. É comum que a história, mesmo que bela, não seja perfeita para a idade de suas crianças. Se o texto for muito longo, faça um resumo, mantendo as partes mais interessantes. Se as imagens dizerem mais do que o próprio texto, comente sobre as imagens e questione as crianças sobre essas.
  • Escolha um ambiente tranquilo e confortável para o momento da história, para que as crianças se concentrem nessa.
  • Proponha momentos em sua rotina no qual o único objetivo é apreciar uma boa história. É importante que as crianças possam ver os livros como veículos para a imaginação e não apenas como algo que vem antes de um desenho ou um texto. E acabe por desgostar do momento da contação já pensando que depois terá uma tarefa sobre o livro.
  • Esses recursos podem ser usados também como incentivo para as crianças contarem histórias para os colegas.

Recursos de contação:

1. Varal de histórias:

Consiste em imprimir as páginas da história, ou apenas suas figuras, e ao contar a história a professora vai prendendo as folhas no varal. Para fazer o varal, basta prender um cordão na extensão da parede.

Use a criatividade para montar as imagens a serem mostradas: imprima colorido as páginas, ou construa as imagens com EVA, tecido ou como achar melhor. (para mais dicas, confira esse vídeo super legal do canal CAIXA DE IDEIAS).

Abaixo alguns exemplos retirados da internet:

2. Mala de histórias:

Consiste em trazer a “história” a ser  contada dentro da mala ou uma caixa decorada. Dentro desta pode ter o livro da história, além da mala ser recheada com fantoches ou outra forma de apresentar os personagens. Também contem objetos que podem ajudar na hora da contação. Normalmente ao ir contanto a história vai se tirando os objetos/fantoches da mala e revelando para as crianças.

Você pode decorar a mala de histórias ou pedir para sua turma te ajudar.

Abaixo algumas ideias retiradas da internet para te trazer inspiração:

3. Avental de histórias:

Assim como a mala, no recurso do avental a professora ao ir contando a história vai grudando no avental os personagens da história.  Esse recurso pode ser usado em um tapete temático, em painéis de feltro e vários outros materiais.

Abaixo ideias maravilhosas retiradas da internet para ajudá-las a confeccionar os seus materiais:

4. Teatrinho de fantoches:

Para esse recurso você precisa construir os fantoches (pode ser de meia, veja AQUI) ou palitoches, dedoches ou comprar fantoches. Também precisa de um teatrinho, que pode ser feito com materiais simples como caixas e tecidos. Vá contando a história através das falas dos fantoches, usando-os para engajar as crianças na história.

Alguns exemplos retirados da internet para montar os seus teatrinhos:

5. Histórias Sonoras:

As histórias podem ser contadas sem imagens. Sente as criança na roda e comece a contar história usando apenas a intonações de sua voz e caras expressivas. Como recurso para as histórias sonoras use chocalhos e materiais que produzam sons. Assim você pode fazer o som de um urso gigante se aproximando, batendo dois pedaços de madeira no chão, por exemplo. As crianças adoram esse tipo de história e é super simples de fazer.

Gostaram das dicas? Boas contações de histórias para vocês.

Abraços, Shana Conzatti.

Recebas as novidades de atividades, projetos e brindes em seu e-mail, se inscreva em nossa Newsletter!

http://educacrianca.com.br/lojinha/

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: