Confecção de dados com material reciclado para jogos em sala de aula

Em sala de aula, seja na Educação Infantil ou nas Séries Iniciais, um material importante que devemos ter sempre são DADOS. Estes cubos servem para uma infinidade de atividades lúdicas que geram maravilhosos aprendizados.

Os dados podem ser de diferentes tamanhos e materiais. Podem ser numéricos, com formas, com letras, com figuras…. Sabendo da grande utilidade desses cubos em sala de aula, trago pra vocês alguns tutoriais de como fazer a confecção de dados com materiais reciclados, além de como utilizar um mesmo dado para diversos fins. Espero que esse texto sirva para você construir seu próprio material pedagógico.

Tutorial de confecção de dados:

1. Dados de Caixas:

Confecção de dados

Se você encontrar uma caixa quadrada, basta apenas revestir os lados da caixa com folhas de EVA. Cole essas folhas com cola quente e decore o EVA com bolinhas, números ou de acordo com seu desejo.

 

Se sua caixa for retangular, recorte-a ao meio. Então encaixe uma parte dentro da outra até que esta se torne um cubo. Prenda as duas partes com durex para não soltar e revista o dado com EVA.

 

2. Dados de garrafa PET:

Confecção de dadosEncontrei esse tutorial de como montar um dado através de garrafas pets. Eu já fiz alguns dados desse tipo, usando apenas duas garradas. É bem fácil!

Corte a parte do meio de duas garrafas pets, de modo que tenham o mesmo tamanho.

Pegue cada parte cortada e vá amassando/dobrando a garrafa para que esta crie os vincos e forme um cubo. Depois basta encaixar um cubo no outro. Pode-se forrar o dado com tecido ou qualquer outro material, ou apenas desenhe com caneta permanente os números ou o que desejar.

Esse material é interessante, pois basta passar álcool no cubo que a caneta permanente sai e assim você pode reutilizar o mesmo dado para várias atividades.

Para o dado ficar mais resistente ou pesado você pode recheá-lo com jornal ou outro papel colorido.

3. Dados de papel:

Confecção de dados

Esse é o dado clássico, aquele que aprendemos a fazer em nossas aulas de geometria.

Basta imprimir o modelo de acordo com o tamanho que desejar, desenhar em cada face os número ou o que preferir. Recortar e colar suas abinhas.

Recheie o dado com papel jornal amassado para ele ter mais durabilidade, também use um papel mais duro como cartão para fazer o dado.

 

4. Dados de Tecido:

Confecção de dados

Dados de tecido são ótimas opções para trabalhar com as crianças menores, pois não há risco de se machucarem.

Encontrei esse modelinho na internet e achei bem fácil para se fazer. Pode-se usar TNT, feltro ou retalhos de tecidos.

Basta medir 6 quadrados de tecidos do mesmo tamanho e uni-los como mostra a figura. Pode-se colar com cola quente ou costurar. Antes de costurar ou colar a última parte, recheie o dado com bolinhas de isopor, fibra ou algodão. Feche o dado, e ele está pronto para ser usado.

 Dicas para confecção de dados MULTI USO:

  •  Independente do material usado para confeccionar o dado, faça bolsinhos em suas faces. Colando plástico transparente em suas faces, deixando uma abertura para você poder acrescentar fichas de acordo com a atividade que irá usar (como formas geométricas, letras, imagens…).
  • Outra forma de fazer de um dado normal outro tipo de dado é simplesmente colando com durex fichas impressas sobre os números ou bolinhas já existentes.
  • Ou ao confeccionar seu dado, deixo-o sem nenhum tipo de desenho nas faces. Ao invés cole um quadradinho de velcro, e cole a outra parte do velcro nas fichas que deseja. Guarde todas as fichas em uma caixinha, e assim você pode montar seu dado como desejar conforme a proposta da atividade.

Gostaram das dicas? Vocês têm mais algumas? Deixe nos comentários para ajudar os colegas.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *