Dia do Abraço

Dia do Abraço: A importância do toque

Hoje é Dia do Abraço!

De uns anos para cá, temos este dia marcado, por muitas mensagens, no face, no whatsupp e alguns até, pasmem, pessoalmente! Digo pasmem, porque é muito legal tudo isso, mas se as pessoas abraçassem mais, não se precisaria marcar um dia para se lembrarem disto!
Sei que ainda existem pessoas que dão um abraço, nos filhos antes de irem pra escola, nos maridos e esposas antes de saírem para o trabalho, em algum idoso da família, que está se sentindo só. Mas acho que a grande maioria vai concordar comigo, que os abraços estão cada vez mais raros. Por timidez, porque quase tudo hoje é feito pelo celular e computador e o contato direto com as pessoas vai ficando cada vez mais distante e informal. Tem também o medo de parecer que se está invadindo a privacidade do outro. Ou que se está tomando uma atitude mais sexualizada em relação ao outro.
Sou de um tempo em que quando  chegava alguém na nossa casa, ou nos encontrávamos na rua,  a primeira coisa que se fazia  era dar um abraço forte um no outro. Confesso que quando criança, algumas vezes, levei um abraço tão apertado, de alguém um pouco mais desajeitado, que pensei que ia sufocar! KKKK…  As crianças eram abraçadas pelos pais, pelos tios, pelos primos, avós, vizinhos, amigos e até pelos professores mais carinhosos.
No começo da minha carreira de professora, também fazia muito isto com meus alunos, principalmente os pequenos, que além do abraço, muitas vezes se aninhavam um por vez, ou todos juntos, quase me sufocando, no meu colo ou ao redor de mim, para se conversar ou ler uma história! Depois de uns anos comecei a ver uma certa insegurança e desconforto dos pais em relação a isto. Até compreendo, pois depois de tudo que se vê de abusos e violência contra as crianças, se acaba desconfiando de tudo. Então com o tempo, comecei a colocar as crianças sentadas em tapetes ou almofadas no chão na Hora da Rodinha.  Estes comportamentos meus e das mães, sei que são justificáveis num mundo como o de hoje, que muitas vezes a inocência da infância não é respeitada.
No entanto, sei que para as crianças e adolescentes, e também para os adultos e idosos, é importante se sentirem amados, acarinhados, abraçados!!! Mesmo quem não estudou sobre isto, sabe instintivamente o quanto isto é importante. Quando estava fazendo a Pós Graduação em Psicopedagogia, tive um professor de neurologia, que dizia que até os três anos de idade, as crianças precisavam, mais do que da parte pedagógica, da parte de maternagem, isto é, carinho, abraços, atenção, cuidados,  terem alguém que as envolvam nos braços e deem um beijinho, quando se machucam.
E também ter alguém que os escutem, falem com elas e  lhes mostre o que é certo ou errado, e lhes passe bons valores de moral e ética. Pois é isto que faz o ser humano,  se sentir amado,
importante para alguém, ser ético e ter confiança, mais tarde em si e nos outros.
Dá para notar como as pessoas estão carentes de abraços, pois já vi em eventos de Anime e outros, até na rua ou em escolas, adolescentes portando cartazes do tipo : Aqui, Abraços grátis!!! E soube que isto não ocorre só no Brasil, mas está sendo visto em todo mundo. E mais, já vi várias pessoas darem um abraço nessas pessoas, fossem elas adolescentes ou adultos.
Também noto como pessoas que perderam entes queridos, se sentem melhores, quando alguém, mais do que palavras de consolo, lhes dão um abraço. Experimentem abraçar alguma criança que se machucou, ou que está com medo, ou que teve que tomar uma injeção e verão que ela logo se recupera e fica menos ansiosa. Vejo crianças pequenas que volta e meia, vão se achegando, se encostando, colocando a cabeça no ombro de um adulto, colocando as mão em volta do pescoço de um adulto, ou mesmo andando abraçados, no recreio, com um coleguinha, quando gostam dessa pessoa.
Então abracem muiiiito, com carinho, todos aqueles que são importantes pra vocês!!!! Por quê? Porque um abraço faz a pessoa se sentir mais segura, protegida, amada,  amparada e muito mais feliz!!!!
Um feliz Dia do Abraço!!!!!
Lilian Giulian Conzatti
E Equipe do Educa Criança
Shana Giulian Canzatti e Ohanna Giulian Conzatti

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *