dia com os avós especial

Dicas para tornar o dia com os avós especial

  Dia dos Avós

Não podíamos deixar de falar neste dia tão especial: o Dia dos Avós.

No dia 26 de julho, anualmente, comemoramos no Brasil e em Portugal o Dia dos Avós. Este dia foi escolhido, pois é o dia dedicado à Santa Ana e São Joaquim, que eram os pais de Maria e avós de Jesus. Esta celebração dos dois santos, se dá no mesmo dia, pela intervenção do Papa Paulo VI.

É um dia em que se procura homenagear e agradecer toda a consideração e amor que os avós dedicam aos netos.Tem gente que diz que os avós “são pais, com açúcar” , pois a maioria dos avós costumam mimar os netos.

É costume em algumas famílias e nas escolas, que os netos façam homenagens a eles. Alguns netos dão presentes (Veja aqui  os corações de chocolate) e/ou confeccionam lembrancinhas nas escolas, bem como cartões, e poesias para demonstrar o seu amor pelos avós. (Confiram aqui algumas sugestões)

Ideias de atividades para o dia dos avós

Neste dia, os netos e avós podem realizar alguma atividade agradável juntos, como: passear, brincar, fazer biscoitos, ir ao cinema, ir ao Shopping, lanchar, tomar sorvete, cozinhar, andar de bicicleta, jogar, ir ao Zoológico.

Como os dias mudaram muito, do tempo de infância dos avós até os dias de hoje as crianças podem ser incentivadas a fazerem uma entrevista com os avós, para saber um pouco mais sobre  eles e sua vida quando eram crianças. E poderem comparar a vida de antigamente com  a de hoje, para perceberem quais modificações ocorreram. (Baixe aqui as entrevistas com avós)

Que tal esta entrevista,  ser feita, na casa da criança, onde  pode ser preparado uma surpresa para receber  os avós?

Durante um chá,  um suco, ou café com sanduíches  e bolo de cenoura.  Preparados pelos pais e pelas próprias crianças  num momento de cumplicidade entre eles, e servidos em  um cantinho, com umas flores, numa mesa bem legal.

Na foto, do início deste artigo, foi servido, dentro de uma cestinha com um guardanapo bonito, o chá de maçã com canela, com uma casquinha de maçã dentro e um pauzinho de canela e açúcar e sanduichinhos de pão com 7 grãos , maionese, mortadela de frango, sem gordura, queijo em fatias, pepino em conserva em rodelinhas e ovo duro também em rodelas. Se eles não comem carne, substitua a mortadela por uma fatia de tomate. Partir cada fatia de pão  em quatro.

E depois do chá, os netos, podem ler suas poesias, dar os cartões e brincar com os avós. Mesmo que com coisas bem simples, como ver quem faz as maiores bolhas de sabão (1 copo de água, uma colherinha de café de detergente de louças, mexer bem, e com um canudinho para refrigerante, mexer no copo e depois retirar e assoprar bem devagar para fazer as bolhas ) ou jogar balão para cima e aparar com uma mão ou jogar para as outras pessoas, e ver que faz mais vezes sem deixar cair. Ou até mesmo jogar um jogo toda a família, ensinado pelos avós.

Obs.: Se por acaso os avós já tiverem morrido ou morarem longe e as crianças não der para entrevistá-los, as perguntas podem ser feitas para os próprios pais, sobre os avós.

                                                   Maneiras de comemorar e agradecer aos avós não faltam!

                                                   Então, um grande abraço à todos os avós pelo seu dia!

                                                                                                                Lilian Giulian Conzatti

                                                                                                                           Shana Giulian Conzatti                      

                                                                                                                                         Ohanna Giulian Conzatti

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *