adaptação escolar para pais

Dicas para facilitar a adaptação escolar para pais

Compreendendo que deixar o filho pela primeira vez na escola causa sofrimento e ansiedade aos pais e crianças formulei algumas dicas adaptação escolar para pais com intenção de tranquilizá-los.

Dicas de adaptação escolar para pais:

1) Quanto mais tranquilo os pais estiverem ao deixar seu filho na escola, mais a criança também ficará tranquila. Para isso é importante que os pais confiem na escola que escolheram, que tenham tirado suas dúvidas com a direção e com os professores. Se você acredita que seu filho ficará bem, ele também irá acreditar.

2) Informe a criança que você irá voltar na hora marcada. Não se atrase. Se a criança entender que você irá voltar, ela ficará menos angustiada.

3) NÃO saia escondido. Mesmo que ela esteja chorando, é melhor você se despedir e afirmar que vai voltar do que sair de fininho. Pois assim que a criança perceber sua falta ela irá se sentir enganada e será mais difícil trazê-la no próximo dia.

4) Converse com a criança sobre a escola e sobre o período que ela ficará na escola. Incentive seu filho, contando as coisas legais que ele irá fazer na escola.

5) Organize com seu filho o material escolar e crie boa expectativa sobre a escola. Mostre que ele irá aprender muito e terá novos amigos.

6) Com bebês e crianças pequenas passe um tempo com seu filho e a professora, permita que seu filho a conheça e interaja com a professora. Incentive que a criança mostre os brinquedos e converse com a professora. Quando ele se sentir mais seguro com a professora, será menos sofrido ficar na escola.

7) Ao chegar em casa converse com seu filho sobre como foi o dia na escola. Tire as dúvidas da criança e a conforte sobre seus medos.

Acima de tudo saiba que seu filho irá se adaptar. O choro é normal nesse período, assim como o aperto em seu coração por o estar deixando na escola. Mas será por pouco tempo. Logo ele estará em casa novamente em seus braços e cheio de novidades para contar.

Conte nos comentários como foi sua experiência durante o período de adaptação de seu filho. Sua experiência pode ajudar outros pais.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *