Dicas para facilitar a adaptação escolar: Professores

O período em que a criança chega na escola tem particularidades que deixam professores de cabelos em pé. Com intenção de facilitar para você, professor, trouxe algumas dicas para passar por esse período de adaptação escolar com mais tranquilidade.

O período  de Adaptação pode ser de uma semana ou mais, dependendo de cada criança. E mesmo crianças que já frequentavam a escola no ano anterior, necessitam de um novo período de adaptação escolar, pois ocorre a mudança das professoras, sala e até colegas.

É o momento para a criança conhecer a escola, seus professores, colegas e compreender a rotina. Por isso é importante que o professor prepare uma semana diferenciada. Confira algumas ideias de planejamento para esse período.

Algumas dicas para facilitar a adaptação escolar:

1) Separe atividades interativas e em grupo. Jogos e brincadeiras cooperativas que não exponham a criança mais tímida e que deixem todos a vontade para se conhecerem.

2) Escolha músicas e jogos que incentivem as crianças a dizerem seus nomes e conhecer os dos colegas.

3) Faça atividades que envolvam mágica/surpresa. Como a caixa surpresa na qual as crianças devem pegar objetos e descobrir quais são. Histórias com fantoches. Atividades que tenham um apelativo lúdico e visual forte, que envolva a criança e lhe deixe com gostinho de quero mais para vir no próximo dia.

4) Não se preocupe em estabelecer a rotina já desde o começo. Deixe as crianças irem se acostumando com o professor, colegas e ambiente. Converse com a turma sobre os momentos da rotina e o que eles devem esperar que aconteça.

5) A maior preocupação neste momento é criar um vínculo de afetividade e segurança entre a criança e a escola. Responda as crianças ansiosas que os pais irão voltar, mostre o horário no relógio e os deixe tranquilos. Aos que choram muito, talvez uma mudança de ambiente possa ajudar, como ir ao pátio.

6) Faça uma visitação com a turma pela escola. Mostre as outras salas, professores, ambientes como cozinha, secretaria, pátio… Faça com que as crianças percebam o ambiente e se sintam menos perdidas.

7) Para a adaptação de bebês  é importante que seja em um ambiente tranquilo. O bebê a a professora em um primeiro momento para depois ser apresentado ao restante da turma. O bebê, assim como crianças pequenas, precisam se sentir seguros e ter uma pessoa de referência. Quando isso acontece, apresentá-los aos outros alunos costuma ser mais fácil.

8) Permita que as crianças tragam algo de sua casa nessa primeira semana: algum brinquedo. Pois as crianças se sentem mais seguras quando em um ambiente estranho estão com algo que os recorde de casa. Faça atividades onde as crianças contem sobre si e suas casas.

9) Marque uma reunião com os pais para os tranquilizar. Ao receber e entregar a criança mostre aos pais que a criança irá ficar bem e que você está disposto a ajudá-los nesse período. Confira o post para pais, este pode te ajudar na reunião.

Conclusão:

Acima de tudo, fique tranquilo esse período irá passar. As crianças irão se adaptar. 😀
Você tem mais dicas para facilitar a adaptação escolar? Nos conte nos comentários ou nos envie uma mensagem.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *