experiência claro e escuro

Experiência claro e escuro: as plantas precisam de Sol?

Ao trabalhar as partes das plantas em um projeto de ciência, surgiu na sala o questionamento do que as plantas precisavam para crescerem fortes. E assim, decidimos fazer a experiência claro e escuro para ver na prática o que diziam os livros.

Objetivos da experiência claro e escuro:

— Demonstrar a importância do sol para as plantas;

— Percepção visual;

— Comparação.

Materiais:

— Duas flores ou qualquer planta em vasinhos, tente escolher plantas semelhantes em tamanho; Pode ser feito com sementes de feijão que já começaram a germinar.

— Uma caixa de papelão que caiba o vaso.

Descrição da experiência:

Mostrar as flores e questionar as crianças sobre o que as plantas necessitam para viver. Comentar sobre a importância da água e do sol. Coloque um dos vasos dentro de uma caixa escura e pergunte o que eles acham que vai acontecer. Lembre-se de molhar as duas plantas com frequência.

experiência claro e escuro

Depois de uma semana abra a caixa e observe com as crianças se há diferença entre a planta que estava no sol e a de dentro da caixa, se for necessário deixe mais algum tempo. Converse sobre as diferenças: se uma está maior, mais bonitas…

Ao final do experimento convide as crianças a mostrarem com desenho as diferenças vistas.

 

 

Variação da Experiência:

  1. Em vez de deixar a caixa toda escura pode-se fazer uma pequena abertura na lateral da caixa para observar se a planta crescerá em direção ao sol.
  2. A mesma experiência pode ser realizada para constatar a importância da água, deixando uma planta com e outra sem água.

Gostaram?

Abraços, Shana Conzatti

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *