Educa Criança
Família Carnavalesca

Família Carnavalesca: atividades para berçário e maternal

Montei três atividades para serem trabalhadas no carnaval destinadas ao berçário e ao maternal chamado: Família carnavalesca. Atividades com objetivos gerais de valorizarem o autoconhecimento da criança e fortalecer o vínculo familiar. Espero que gostem!

Família Carnavalesca

  1. Vestindo-se como meus pais:

Objetivos: conhecer mais os pais (suas profissões e gostos), fortalecer o vínculo familiar, desenvoltura da criança, estimulação ao vocabulário, coordenação motora e equilíbrio.

Materiais: envie para casa um bilhete pedindo para os pais fantasiarem seus filhos de modo a representarem as profissões dos pais ou seus hobbies (como surfar, jogar futebol, ler jornal…).

Atividade: (pode ser feita apenas com as crianças ou em um bailinho de integração com os pais, uma atividade interessante para adaptação e ambientação da criança na escola). Faça um bailinho de carnaval com as crianças fantasiadas com as roupas organizadas pelos pais, com desfile para mostrarem suas fantasias. Converse com as crianças sobre as fantasias, estimulando suas falas e as ajudando a criarem novos vocabulários.

  1. Brincar com serpentinas:

Objetivos: coordenação motora, equilíbrio, ritmo, estilos musicais, coordenação fina, explorar materiais diversificados

Material: tiras de papel crepon, tiras de tnt, tiras de outros tecidos… (cuidado para os bebês não colocarem na boca e se engasgarem)

Atividade: distribua as diversas serpentinas pelo chão. Coloque marchinhas de carnaval e dance juntamente com as crianças, estimulando que joguem para cima e usem as serpentinas na dança fazendo movimentos de onda ou girando os braços.

3.Máscaras de mãozinhas

Objetivos: coordenação fina, noção de cor, percepção do corpo, contagem de dedinhos.

Material: tinta, cartolina, tesoura e cordão.

Atividade: Utilizando as mãos das crianças como molde desenhe a máscara na cartolina e recorte-as. No momento de desenhar as mãozinhas conte os dedinhos em voz alta, e brinque com a criança mostrando o tamanho da mão dela comparada a sua.

Depois de recortado ofereça tinta para as crianças e deixe que pitem as máscaras, usando suas mãos ou dedinhos. (Aqui, receitas de tintas comestíveis para bebês).

Finalize prendendo um cordão na máscara e pode-se decorar com lantejoulas ou brilho. Coloque a máscara nas crianças, relembre-as que aquelas são as mãozinha delas e deixe que brinquem a frente de um espelho para trabalhar seu autoconhecimento.

Mais atividades de carnaval, Aqui.

Confira nossos planos de aulas completinhos, Aqui.

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: