Gincana da Pátria

Gincana da Pátria: aprendizagem lúdica no 7 de setembro

Agora no começo de setembro o currículo escolar lista como conteúdo o trabalho sobre a nossa pátria. Pensando nisso organizei uma pequena gincana com conteúdos sobre o Brasil que pode ser feito na Educação Infantil e nas Séries Iniciais.

Escolha as tarefas que sejam adequadas a idade da sua turma. Essa pequena gincana pode ser realizada apenas em sua turma, dividindo a mesma em dois grupo, ou em conjunto com várias turmas da escola. Se a gincana for feita por mais de uma turma, separe as equipes de modo que tenham crianças de várias idades.

Antes de iniciar a gincana organize uma tabela de como funcionará a pontuação para cada tarefa e quais os critérios serão utilizados para a pontuação. Explique todas as regras as equipes em cada tarefa para não haver confusões.

Ao final da gincana você pode presentear as crianças com uma medalha confeccionada por você ou algum mimo simples. Faça também medalhas (pode ser de outra cor) para todos que participaram da brincadeira. Lembre que na escola o objetivo das atividades é principalmente o aprendizado e não uma competição entre quem se saiu melhor.

Gincana da pátria:

1. A bandeira do brasil

Objetivos: reconhecer as formas e cores da bandeira do Brasil, agilidade mental, atenção.

Material: várias formas geométricas feitas com papel ou eva (faça com um tamanho grande). Entre as diversas formas devem conter pelo menos dois quadrados verdes, os losangos amarelos e os círculos azuis.

Idade: a partir de 5 anos

Tarefa: uma criança de cada equipe deve procurar entre as várias formas geométricas quais servem para montar a bandeira do Brasil. Então com a ajuda da equipe devem montar a bandeira. Quem acabar primeiro recebe os pontos da tarefa. Para crianças menores tenha um molde na sala da bandeira para elas usarem como modelo. Para crianças alfabetizadas, além das formas pode-se ter várias frases parecidas com a da bandeira, e as crianças devem também encontrar a frase correta a colocar.

2. Bandeira criativa

Objetivos: formas geométrica, conhecimento da bandeira do Brasil, comunicação, criatividade, motricidade, cores.

Material: variedade de materiais que tenha na escola (tinta, tecidos, pedaços de papel, eva…) nas cores verde, amarelo, azul.

Idade: a partir dos 5 anos.

Tarefa: Entregue uma folha grande para cada equipe (pode ser cartolina ou folha A3) e deixe distribuído vários materiais ao alcance das crianças. A tarefa consiste em o grupo se organizar e escolher como irá reproduzir a bandeira do Brasil com os materiais disponíveis. Pontue todas as equipes que conseguiram acertar as cores e formas e conseguiram terminar a tarefa no tempo que você estipulou. Para crianças menores já entregue a a folha com as formas desenhadas para elas apenas se preocuparem com as cores. Para crianças de 7 anos em diante, deixe que elas desenhem as formas do modo delas.

3. Quebra-cabeça dos estados

Objetivos: conhecer o nome e localização dos estados do Brasil

Material: Imprima um mapa do Brasil em que apareça as divisões dos estados. Pelo menos um mapa para cada equipe. Recorte esse mapa seguindo as linhas dos estados formando um quebra-cabeça.

Idade: a partir de 6 anos.

Tarefa: Para os pequenos entregue um mapa inteiro do Brasil para eles usarem como molde para montar o quebra-cabeça dos estados. Para o maiores deixe que eles montem sem molde. Uma variação dessa atividade para aqueles que leem é terem apenas os nomes dos estados e eles tem que colocar os nomes no lugar certo no mapa inteiro. Pontue quem acertar a tarefa e conseguir terminar no tempo estipulado por você.

4. Perguntas e respostas:

Objetivos: atenção auditiva, rapidez de raciocínio, fixação de conteúdo curricular, conhecer o nosso país.

Material: Organize várias perguntas sobre conteúdos trabalhados referentes ao Brasil (sobre os animais brasileiros, tipos de comidas, tipos de danças, nomes de estados, nomes de rios…). Pode dividir por assuntos que a criança irá escolher ou por todos juntos dentro de um potinho.

Idade: a partir do 5 anos

Tarefa: Uma criança por vez de cada equipe deve tirar uma pergunta. Se souber a resposta a equipe pontua. Para os menores fale a pergunta e use assuntos mais simples como (qual a comida Brasileira que é preta e comemos com arroz…) dando dicas para a resposta. Para os maiores podem ser perguntas mais complexas e de assuntos específicos trabalhados em sala.

5. Receitas Brasileiras:

Objetivos: conhecer a culinária típica Brasileira, trabalho em equipe, noção de quantidades, pesquisa.

Material: uma receita simples para cada equipe e os ingredientes para estas (podem ser pedidos para as famílias)

Idade: a partir de 5 anos

Tarefa: Com a ajuda de um adulto cada equipe recebe o nome de uma receita típica Brasileira. Para os pequenos a tarefa é apenas ajudar a fazer a receita. Para crianças que leem, além da receita elas devem pesquisar a origem dessa receita, montando um cartaz contanto suas descobertas e reproduzindo a receita. Ao final todos fazem um piquenique com as receitas, pontua todas as equipes que conseguiram seguir a receita. Essa pode ser uma tarefa feita em casa com as famílias, na qual essas devem trazer as receitas prontas ao invés de se fazer na escola. E assim a tarefa das crianças seria a escrita da receita (os menos com desenho) e a explicação de como foi feita a receita.

6. Acompanhe o ritmo:

Objetivos: conhecer os ritmos característicos do nosso Brasil, equilíbrio, raciocínio rápido, motricidade e criatividade, capacidade de imitação, memória, atenção auditiva e visual.

Material: Diversas músicas de todo o Brasil, pode ser clipes que mostrem as danças.

Idade: a partir de 5 anos

Tarefa: Para as crianças menores coloque os vídeos das músicas e a tarefa consiste em elas tentarem imitar os bailarinos. Nomeie os nomes dos ritmos e a quais estados pertencem para as crianças saberem, pontue todas, dando mais pontos para as que forma mais criativas em tentar imitar os ritmos. Para as crianças maiores, chame uma criança de cada equipe. Coloque a música. E depois desafie que elas cantem uma parte da música. Aquela que conseguir cantar a maior parte pontua. Também pode-se colocar três músicas, então diga o nome de uma delas e as crianças devem tentar acertar se esse nome é da primeira, da segunda ou da terceira música.

7. As palavras do Hino

Objetivos: aumento do vocabulário, aprender a pesquisar no dicionário, pensamento crítico, diferenças de linguagem.

Material: Uma cópia do Hino do Brasil para cada equipe.

Idade: crianças que saibam ler.

Tarefa: Cada equipe deve procurar no dicionário o significado das palavras que a professora sublinhou no Hino. Pontua a equipe que escrever os significados de todas as palavras mais rápido. A segunda tarefa é construir um texto falando sobre o que significa as estrofes do hino (contar com suas próprias palavras o que aquela estrofe está querendo comunicar). Pontue as equipes que conseguiram fazer um texto. Aproveite essa tarefa para levantar uma discussão crítica, não apenas sobre o Hino, mas sobre alguns significados.

Espero que possam aproveitar com suas turmas algumas tarefas ou todas. Estou curiosa para saber nos comentários como foi a experiência da Gincana da Pátria com seus alunos.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *