Histórias em Quadrinhos

Histórias em Quadrinhos são ricas opções para se trabalhar em sala de aula. Trago pra vocês uma sequência didática para comemorar esse dia 29 de outubro, que é o dia Nacional dos Livros.

Essa sequência foi pensada para ser trabalhada em Séries Iniciais, mas também pode ser realizada em turmas de pré-escola basta fazer oralmente e coletivamente as atividades.

Atividades com Histórias em Quadrinhos:

Ens. Fundamental: Português (EF15LP02 e EF15LP14)

Ed. Infantil:  EF (EI03EF07, EI03EF08, EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1.Conhecendo as Histórias em Quadrinhos:

OBJETIVOS: Conhecer as características textuais das revistinhas em quadrinhos; Apreciar as histórias; Sequência de fatos; Conhecer os diferentes recursos de fala (os balões das histórias); Diferenciar histórias de tirinhas em quadrinhos; Descobrir as onomatopeias; Tipos textuais: lista e histórias em quadrinhos; Percepção de detalhes; Classificação; Interpretação de texto/imagens.

MATERIAL: Várias revistinhas em quadrinhos (conforme as características de sua turma peça para cada criança trazer uma HQ. Ou peça doações de revistinhas. Ou ainda junte o dinheiro com a direção ou doações e adquira as revistinhas em Sebos. Se houver biblioteca na escola com revistinhas pegue-as emprestadas).

COMO FAZER: Espalhe as revistinhas pelas mesas e deixe as crianças passarem algum tempo folheando, lendo e conversando sobre o material. Sente com as crianças e questione quais as diferenças dessas revistinhas dos livros infantis que costumam ler. Vá anotando no quadro as diferenças. Faça duas listas: uma com as características dos livros e outra com as das HQ.

Relembre os cuidados necessários das crianças com as revistinhas, para não rasgarem e amassarem.

2. O quê está errado?

OBJETIVOS: reforçar a gramática correta, autonomia, autoestima, atenção visual e auditiva, leitura, interpretação textual.

MATERIAL: Imprima tirinhas de revistinhas que contenham personagens que falam errado, como Cebolinha e Chico Bento.

COMO FAZER: Mostre algumas tirinhas para a turma. Você pode chamar uma criança para ler a tirinha. Após a leitura, questione para o restante da turma o que está errado nessa tirinha. Conforme seus alunos vão apontando os erros vá escrevendo no quadro de modo errado. Depois de fazer isso com várias tirinhas, proponha que as crianças corrijam as palavras. Elas podem vir ao quadro pra corrigir ou fazer isso de modo individual em seus cadernos.

3. Como continua a história?

OBJETIVOS: Interpretação textual; Ordem de acontecimentos; Percepção de detalhes; Trabalho em equipe; Noção de parte e todo.

MATERIAL: Imprima várias tirinhas com pelo menos três ou quatro quadrinhos.

COMO FAZER: Imprima algumas tirinhas. Divida essas em dois. Entregue para as crianças as partes da historinha. As crianças devem encontrar entre os colegas, observando as tirinhas desses, qual é a que faz par com a sua tirinha.

Atividades para imprimir:

Fiz algumas atividades complementares para ajudá-los a trabalhar com Histórias em Quadrinhos, basta salvar as imagens e imprimir.

DICAS EXTRAS:

— Guarde as revistinhas em uma caixinha decorada, na qual as crianças podem ajudar na decoração.

— Use essas revistinhas em outros momentos de leitura durante o ano. Por exemplo, quem termina suas tarefas pode pegar uma revistinha para ler, ou enviá-las em projetos como a Sacola Viajante – veja o projeto.

— Este tema abrange a criação e a interpretação textual, sendo assim, pode-se fazer o plano em sequência ou usar as atividades propostas durante o ano de modo independente umas das outras.

atividades com livros e identidade

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: