Ponha o bigode

Ponha o bigode ou a trança, cuidado pra não errar!

Esse jogo é bem  divertido para a criançada. Ótimo para festas juninas ou para trabalhar em sala de aula. O ponha o bigode ou a trança desenvolve:

  • motricidade ampla e fina,
  • autoconfiança e confiança nos colegas;
  • atenção aos sons e comandos;
  • orientação do corpo no espaço;
  • lateralidade;
  • discussão sobre inclusão (privação da visão);
  • atenção aos 5 sentidos;
  • noção de frente, trás, em cima e embaixo.

Confecção do jogo:

Faça duas cabeças com EVA. Uma de menino e outra de menino. Deixando o bigode do menino e as tranças da menina soltas. Podem ser feitos bonecos bem caracterizados como caipiras.

Molde dos bonecos:

Como jogar o ponha o bigode ou a trança:

Berçário e maternal:

Escolha um dos bonecos para jogar. Cole-o na altura da criança. Cole uma fita adesiva no bigode ou na trança e diga para criança tentar colar no lugar certo do rosto. Depois que ela fizer isso algumas vezes de modo certo, tente cobrir seus olhos com um lenço para ela tentar acertar novamente.

Se a criança ficar com medo não force, faça a brincadeira com os mais destemidos e deixe as outras crianças observando. É provável que depois todos queiram fazer. Coloque a criança de frente para o rosto do boneco apenas uma passo de distância. Tente ajudá-la a acertar com comandos fáceis com pra cima ou pra baixo.

Pré-escola e Séries Iniciais:

Comece o jogo com um dos bonecos. Cole-o na altura das crianças. Cubra os olhos de uma criança e entregue o bigode ou a trança com a fita adesiva no seu verso. Afaste a criança alguns passos do rosto do boneco e gire-a. Escolha um colega para ser o guia, esse irá dar as coordenadas para ajudar o com os olhos fechados acertar o bigode ou trança.

Depois que as crianças se acostumaram a fazer o jogo apenas com um rosto. Faça o desafio de terem que por tanto a trança quanto o bigode no rosto certo. Coloque cada rosto em um lugar diferente, mas não muito longe. Para acertar a criança com os olhos fechados  precisará decidir qual colocar apenas através das instruções dos colegas que podem dar dicas de qual colocar, sem dizer menino ou menina. Por exemplo: tem cabelo comprido…. Estimulando a atenção auditiva redobrada da criança com os olhos fechados.

Gostaram desse jogo motor?

Abraços, Shana Conzatti.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *