Jogos Indígenas

Jogos Indígenas: cultura e diversão em sala de aula

A cultura indígena é recheada de atividades motoras ao ar livre. Tanto que desde 1996  ocorre, quase anualmente, um evento que envolve 25 etnias indígenas chamado Jogos Indígenas. Uma Olimpíada organizada pelo comitê Intertribal, com apoio do Ministério do Esporte.   São 16 modalidades esportivas como arco e flecha, canoagem, cabo de guerra, corrida da tora, lutas…

O principal objetivo dos jogos não é realmente competir e sim celebrar o encontro entre os diferentes povos indígenas, um momento para trocarem experiências, artesanatos e discutirem as dificuldades atuais enfrentadas por cada povo.

Com a data de celebração do índio se aproximando, adaptei para vocês alguns desses esportes indígenas para podermos fazer com nossos alunos. Espero que curtam!

Jogos Indígenas na escola:

Jogos Indígenas

1) Cabo de força: consiste em duas equipes que puxam cada lado de uma corda grossa. A equipe que conseguir puxar a outra para além da marca feita no chão ganha. É uma prova para testar a força física, e ver quais índios estão mais preparados para enfrentarem situações de caça e atividades de construções.

 

Jogos Indígenas

2) Xikunahity (futebol de cabeça): O objetivo do jogo é cada equipe levar a bola para o lado oposto do campo (como se fizessem gol) e ao mesmo tempo não deixar que os oponentes façam o mesmo. Joga-se com duas equipes de dez jogadores. A diferença, é que o jogador só pode encostar na bola com a cabeça.

 

Jogos Indígenas3) Corrida com torra: duas equipes. Um índio por vez ou dos juntos, devem levar sobre os ombros uma tora até um lugar marcado. Ganha quem for mais rápido e aguentar o peso da tora de 100kg. Para a sala de aula, essa corrida pode ser feita com cabos de vassouras para duas crianças levarem juntas ou madeiras pequenas.

 

4) Peikrãn (peteca):  Com uma peteca confeccionada pelos próprios índios de palha de milho, eles se posicionam em círculo. O objetivo é jogar a peteca para qualquer integrante do grupo sem que essa caia no chão. A peteca é arremessada com a palma da mão.

 

Jogos Indígenas5) Arremesso de lança: Os indígenas devem arremessar suas lanças. O objetivo pode ser acertar mais longe ou acertar um alvo específico. Na escola, podemos usar palitinhos de churrasco para que as crianças atirem na areia e vejam quem consegue acertar mais longe. Ou bolinhas que devem ser acertadas dentro de um cesto.

 

Gostaram? Conte para nós nos comentários como foi essa experiência cultural com seus alunos?

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *