férias em família

Jogos para as viagens de férias em família

    E, eis que as férias em família chegaram. Talvez seja inverno ou verão e vocês planejaram uma viagem. Passar um longo tempo em um carro pode ser cansativo, principalmente para as crianças. A pergunta que os pais se fazem é como distrair as crianças neste período? Nós dizemos, usando a criatividade.

Dicas para as férias em família:

  •       É sempre bom lembrar as crianças das regras mais importantes, de comportamento nos novos lugares, seja no carro, ônibus, avião, hotel ou da casa que irão ficar.
  •    Preparar um lanchinho prático , como bolachinhas integrais, um achocolatado, leite ou suco, e frutas.
  •  E algo para distraí-las durante a viagem, já que crianças são muito ativas. Para estes, vale levar notebooks, tablets, MP3, pendrives com músicas, livros, revistas, que devem ser escolhidos junto com as crianças.
  • Se a criança, for para um lugar que nunca foi antes, seria bom aumentar o seu interesse e cultura, fazendo pesquisas anteriores a viagem na internet, em livros, jornais ou com pessoas que já estiveram lá, sobre onde fica este lugar (localizar no mapa), qual temperatura, se  fica perto do mar, da serra, perto de qual cidade, como se chega lá, qual a distância de onde estamos, quanto tempo levaremos para chegar lá, histórias do lugar, comidas típicas, quais os lugares turísticos, etc. E ao chegar lá, procurar passear pelos locais turísticos procurados anteriormente, e conhecer outros lugares indicados por moradores locais. Assim, a viagem além de prazer, gerará também conhecimento.

Jogos criativos para a viagem:

a)Quem vê mais….? (carros vermelhos, brancos…; pessoas de roupa preta, branca….; casas; árvores…etc). No final, ganha quem tiver visto o maior número das coisas que foram pedidas.

b)Estou pensando num número… (uma criança escolhida, anota num papel um número  e dá uma dica mais geral, ex :12, é um número par, se ninguém acertar, dá outra dica ex: é menor que 20, e assim por diante até que alguém acerte).Ganha quem acertou o número.

c)Estou pensando em um bicho que … (uma criança escolhida, anota num papel o nome de um bicho, e dá uma dica geral, ex: que tem 4 patas, se ninguém acertar, dá outra dica ex: que vive na água,… e assim por diante até que alguém acerte). Ganha quem acertar o animal que o outro pensou.

d)Qual é a música? Alguém cantarola  um pedacinho de uma música e quem souber continuar a cantar a música ganha.

Nos três jogos, a criança que acertar, será o próximo a perguntar para os outros.

   E ainda, dicas para os que não irão viajar:

           Para as que continuam frequentando a escola, esta deve ter sensibilidade, de saber que as crianças que lá permanecem, já estão cansadas e esperam por uma coisa diferente. Que tal  mudar um pouco a rotina que executam durante o ano e preparar uns programas diferentes? Como, uma sessão de vídeo com pipocas, jogos como os descritos acima, em grupo,e outros como esconde-esconde, polícia e ladrão, etc, proporcionar  horário do pátio mais flexível, fazer um piquenique no pátio, baile de máscaras, hora da história, passeios fora da escola, como em praças, museus, circos, bibliotecas municipais e outros.

          E para as que ficam em casa, sempre podem aproveitar as dicas dadas acima. Além disso, nas férias, os horários e regras podem ser um pouco flexibilizados. Lembrando, no entanto, que estes dois não podem ser abolidos totalmente, já que são importantes para a vida da criança e do adolescente em sociedade. Mas, neste período, poderão dormir até um pouco mais tarde e ir para a cama um pouco além da hora costumeira à noite, mas lembre-se que o sono é importante para o desenvolvimento de seu filho, então nada de virar a noite em jogos eletrônicos. Tudo isto deve ser combinado no início das férias com eles, para que saibam que ao retornarem às aulas, os horários e rotinas voltarão.

          Neste período é bom ir treinando a autonomia de seus filhos, dando-lhes mais chances de gerenciar o seu próprio tempo, desde que cumpram as etapas diárias pedidas pelos pais (ex, almoçar, tomar banho, jogar, arrumar a cama, etc). Este é um tempo ótimo para a criança ou adolescente passar mais tempo e compartilhar momentos com os amigos, irmãos, primos e pais, através de diferentes atividades, como : sessões de cinema em casa , passeios no Shopping, leituras de livros, jogos eletrônicos compartilhados, brincadeiras com teatro de fantoches e massinhas de modelar ou argila (para os menores), passeios em lugares que não conhecem ou foram pouco, como no Zoológico, Jardim Botânico, praças, parques, jogos de futebol, shows, uso de jogos de tabuleiros, dominós, bolinhas de gude, quebra-cabeças. Confira nossas dicas de brincadeiras em família.

        Vale também bancarem Master Chef, fazendo receitas fáceis e divertidas, confira nossas dicas de receitas. Os pais mais atarefados, podem combinar com outros pais, que eles conheçam bem, para fazer um rodízio, sendo cada dia a reunião das crianças em uma casa, com uma programação diferente, fazendo com que as crianças tenham experiências variadas, e que não fique tão cansativo para um só dos pais.

         Esperamos que estas dicas  possam ser aproveitadas para umas férias mais divertidas! Então desejamos  boas férias para todas as famílias!!!

                Abraços,

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *