mancala

Mancala com caixa de ovo: Jogo africano

Mancala é um jogo bastante comum na África, jogado por adultos e crianças. Esse jogo trabalha o raciocínio lógico como xadrez ou a dama. As pessoas riscam o tabuleiro na areia, fazem de madeira…

Meus alunos do primeiro ano adoram o jogo. No começo as regras parecem complicadas, mas depois as crianças pegam a manha do jogo. Vamos ao passo a passo?

Confecção do tabuleiro da Mancala:

Pinte cada metade da caixa de ovo com uma cor, como na imagem do topo da postagem, para facilitar as equipes. Prenda os potinhos nas pontas da caixa. Coloque 4 feijões para cada buraquinho da caixa de ovo.

Regras do jogo Mancala:

Penso que vai ficar mais fácil compreender as regras, e ver que no fundo são bem fáceis, com um tutorial em vídeo. Encontrei esse vídeo no Youtube que explica muito bem.

O objetivo do jogo é ficar com mais feijões/pedrinhas em seu potinho.

Dicas para trabalhar o jogo:

  • Faça pesquisa com as crianças sobre as brincadeiras da África.
  • Leve imagens ou vídeos de crianças africanas brincando com o jogo. (se não sabe como salvar os vídeos, veja tutorial aqui)
  • Traga as regras escritas do jogo, para as crianças conferirem e usarem como apoio. Isso trabalhará tipos de textos e organização individual das crianças.
  • Depois de apresentar o jogo em sala de aula, proponha que as crianças o recriem na areia do pátio e joguem com equipes (três ou quatro crianças por equipe).
  • Esse jogo também pode ser feito em dinâmicas com as famílias. Ensine o jogo antes para as crianças, assim quando a família vier na escola as crianças podem ensiná-las a jogar e também contar sobre a bagagem cultural do jogo.

Muito legal esse jogo, não é? Me conte como foi usá-lo com sua turma.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *