Educa Criança
menina bonita

Menina Bonita do Laço de Fita: sequência didática

O livro “Menina Bonita do Laço de fita” de Ana Maria Machado é uma obra prima que já faz parte da nossa cultura Brasileira. Penso que todos os professores já trabalharam com esse livro em algum momento, sendo um lindo livro para trabalhar a data da Consciência Negra, e em tantos qualquer época do ano.

Montei uma sequência didática voltada para a Educação Infantil, mas pode ser também trabalhada no primeiros anos do Ensino Fundamental.

Sequência Didática: Menina Bonita do Laço de Fita.

Justificativa:

É importante desde  cedo incentivar nossas crianças a gostarem de livros. Trabalhar este livro valoriza a cultura brasileira, além de ensinar para as crianças sobre a valorização da diferença e o respeito a todas as etnias.

1. Apreciando a história:

Objetivos: atenção visual e auditiva, percepção de início/meio/fim, apreciação de histórias, análise crítica.

Material: Livro da história. Além do livro você pode usar o recurso que mais lhe agrada para contar a história (fantoches, palitoches, vídeos, varal, teatro…). Ao final do post segue alguns link para ajudar a enriquecer esse momento.

menina bonitaComo fazer: Envolva as crianças nesse momento, conte a história e deixe-os fascinados. Após questione sobre quais foram suas percepções sobre a história. Pergunte sobre os personagens, quais suas características e o que cada personagem desejava.

Após entregue uma folha para as crianças e diga para elas desenharem a história. Depois de desenharem, entregue fios de lã e fitinhas coloridas para as crianças decorarem suas Meninas Bonitas como desejam.

2. Jogo matemático dos coelhos:

Objetivos: contagem, soma oral, percepção de cores e números.

Material: 2 dados grandes, um com números e outro com as faces dividias entre a cor branca e a cor preta. (veja como confeccionar, aqui), e coelhinhos brancos e pretos feitos de papel (faça no mínimo 12 coelhinhos de cada cor).

Como fazer: Sente com as crianças em uma roda. Relembre da história e como no final os coelhinhos tiveram filhotes. Espalhe os coelhinhos de papel feitos por você e diga que são os filhotinhos. Cada criança na sua vez deve jogar o dado dos números e o dado das cores para ver quantos coelhinhos e de qual cor deve pegar.

Após ajude a criança a fazer a contagem dos coelhinhos pegos. Pode-se jogar os dados duas vezes para fazer a contagem oral da soma dos coelhinhos. Se foi pego os coelhos de mesma cor ou qual a cor que a criança pegou mais. Repita o jogo até todas as crianças jogarem.

Para turmas de pré-escola ou séries iniciais, após o jogo proponha que as crianças façam seu registro desenhando os coelhinhos pegos nas cores e quantidades certas. E completando com a escrita dos números.

3. Confecção da Menina Bonita com a turma

Objetivo: trabalho em equipe, autoestima, apreciar as diferenças, fortalecer laços familiares, desenvolver a criatividade e a capacidade de relatar, esquema corporal, trabalhar com diferentes materiais, motricidade.

Material: Jornal suficiente para forrar a boneca, meias calças escuras, lã preta, laços de fitas, EVAs para montar os olhos, boca e nariz, roupa de criança ou pedaços de tecido. Caderno de desenho com capa decorada.

menina bonita

 

Segue a foto, gentilmente cedida, pela Professora Karine Schumacher, de Vitória das Missões – RS. Ela confeccionou essa linda boneca com seus alunos de 4 anos sendo um sucesso entre as crianças. 

 

 

Como fazer: Pegue duas meias calças e peça ajuda das crianças para irem amassando o jornal e colocando dentro das meias. Amarre pela cintura as duas meias cheias de jornal, de modo que as pernas de uma fique para baixo formando as pernas da boneca e as pernas da outra meia fique para cima formando os braços. Agora corte a pernas da terceira meia, encha de jornal até ficar uma bola e costure nas outras meias, formando a cabeça. Coloque uma roupa de criança na boneca, cole com cola quente a lã para o cabelo (pode-se fazer várias trancinhas e por as fitinhas). Cole os olhos, boca e nariz feitos com EVA.

Depois que a boneca estiver pronta combine com as crianças que essa irá visitar todas as casas. Quando a Menina Bonita estiver na casa da criança esta deve fazer algo divertido em conjunto com a boneca e sua família (ler a história que foi junto, passear, brincar…), depois a criança registra no caderno de desenho o que fizeram juntas, pode-se por fotos se a família desejar imprimir e colar.

Assim a boneca vai passando de casa em casa. Depois, em sala, as crianças contam para os outros a experiência de ter a Menina Bonita em casa. Essa é uma atividade importante para trabalhar as questões raciais, levando a discussão para casa.

4. Painel de nossas famílias:

Objetivos: autoestima, valorização da diferença, fortalecimento dos laços familiares, oralidade, memória, desenvoltura, paciência e respeito para ouvir o outro.

Material: fotos das famílias das crianças, peça para as crianças trazem as fotos. Caso algumas crianças não tragam as fotos, peça para a escola imprimir alguma das festas da escola que apareça a criança e sua família.

Como Fazer: Deixe as crianças mostrarem as fotos para os colegas e falar sobre estas. Demonstre interesse em todas as fotos, peça para as crianças contarem quem estão nas fotos e em que situação aquela foto em família foi tirada.

Junte as fotos das famílias das crianças e os desenhos realizados, monte um cartaz. Mostrando como todas as famílias são diferentes e por isso são tão bonitas. Aproveite para juntar o livrinho do relato do passeio da Menina Bonita nas casas e pedir para as crianças falarem de seu modo (para a professora anotar nos cartaz), por que é tão legal que todos são diferentes. Por minha experiência, as crianças nos surpreendem com falas lindas.

Recursos para contar a história:

Espero que aproveitem bastante essa sequência didática com seus alunos, organizei-a com muito carinho.

Deixem sugestões de outros livros infantis que desejam ver em uma sequência didática!

Abraços, Shana Conzatti.

Recebas as novidades de atividades, projetos e brindes em seu e-mail, se inscreva em nossa Newsletter!

http://educacrianca.com.br/lojinha/

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: