Modelos de planejamentos

Modelos de planejamentos diário e semanal

Nos grupos que frequento sobre educação vejo muitas professoras pedindo ajuda de como fazerem o seu planejamento diário e semanal. Assim montei para vocês esses moldes de planejamentos.

Os moldes são genéricos podendo ser usados por qualquer nível de educação, do berçário a pré-escola. No molde diário há uma sugestão de rotina, mas se sua rotina for muito distinta, sugiro que imprima uma cópia e recorte as partes da rotina . Cole essas partes em uma folha pondo na ordem que deseja e imprima novamente. Deixe essa folha com a colagem como seu novo molde.

Basta clicar para vocês receberem em seus e-mail os PDFs como os moldes prontos para imprimir.: Planejamento Diário e Planejamento Semanal

Dicas de organização dos moldes de planejamentos:

  • Imprima várias folhas e deixe a mão para você apenas completar quando for fazer o planejamento.
  • Cole as folhas em um caderno, ou coloque-as em uma pasta com plásticos, ou ainda em um fichário. Assim fica fácil você organizar seu planejamento acrescentando ou tirando folhas, caso você erre ou mude de ideia sobre determinada atividade.
  • Você pode usar apenas o molde do planejamento semanal ou do diário, ou usar ambos ao mesmo tempo. Abaixo explico como.

Usando o molde do planejamento semanal juntamente com o diário:

  • Use apenas a primeira e última folha do planejamento semanal para fazer um resumo do que irá trabalhar (isso ajuda na hora que vamos fazer um levantamento de assuntos e objetivos que já foram trabalhados).
  • E depois acrescente as folhas do planejamento diário, em cada folha você irá detalhar as atividades a serem realizadas. E serão  essas folhas que você irá usar no seu dia a dia.

Usando apenas o planejamento Semanal:

  • Imprima o molde do planejamento semanal, acrescentando quantas folhas desejar das de atividades, a segunda folha.
  • Como você já terá na primeira folha um resumo da rotina, nas outras folhas você se concentrará apenas em detalhar as atividades dirigidas, jogos e brincadeiras que irá fazer. Assim não precisa copiar a rotina em todos os dias. (Eu particularmente gosto de organizar meu caderno assim, pois apenas me concentro nos momentos dirigidos, e não na rotina de higiene, lanche e outros, com exceção de quando esses momentos são também dirigidos como quando fazemos um bolo para o lanche).

Usando apenas o planejamento Diário:

  • Imprima quantas folhas forem necessárias para montar seu planejamento anual.
  • Use uma folha para cada dia de planejamento sem fazer divisões por semanas. Você pode colar entre as folhas uma capa bonita que mostre que seu planejamento mudou de assunto (como Páscoa, projeto sobre core….). É um planejamento simples, em que se vai acrescentando as folhas com as atividades e a rotina cada dia. A maioria das professoras que conheço fazem seu planejamento desta forma.

Deixei apenas algumas dicas de como usar os moldes, mas você pode inventar com eles. E usar de modo que você se sinta mais confortável. Pois o principal motivo de nosso registro do planejamento pedagógico é organizarmos o que iremos ministrar para as crianças e proporcionar momentos de reflexão sobre nossa prática.

Gostaram? Deixem suas sugestões.

Abraços Shana.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *