Noite Estrelada

Para trabalhar o Natal, montei uma sequência didática rápida e divertida para Educação Infantil e Séries Iniciais. Espero que gostem.

Sequência Didática: Noite Estrelada

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Artes (EF15AR13, EF15AR14) e Português (EF15LP02, EF15LP03, EF15LP05, EF15LP09)

Ed. Infantil:  TS (EI01TS03 e EI02TS03 e EI03TS03) e EF (EI01EF02 e EI02EF02 e EI03EF01)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1. Apreciação do texto:

Objetivos: interpretação de texto, vocabulário, atenção auditiva.

Material: Texto indicado abaixo, ou use outro de sua preferência com temática: Estrela de Natal.

A estrela do Natal

Há muitos anos atrás… Em uma cidadezinha chamada Belém… Em noite sem lua… Quatro estrelas teimavam em reinar no céu.

Haviam ouvido dizer que nasceria um Menino-Deus, que traria a Salvação para o mundo; e que, uma estrela muito brilhante guiaria o povo até o lugar de Seu nascimento.

Das quatro, três brigavam entre si, para saber qual delas teria essa honra e então, sua história haveria de ser contada por todos, quando falassem no nascimento do Menino e essa estrela ficaria famosa.

Uma delas disse:

– Eu serei a estrela escolhida porque sou a maior de todas; porém, enquanto falava e revirava suas pontas, não viu que lá em baixo, um casal humilde atravessava o deserto.

A segunda estrela viu o casal, mas não deu importância e falou:

– Eu sou a mais brilhante e por isso serei a escolhida, e enquanto falava pensava: “Não vou desperdiçar meu brilho com um casal de mendigos”.

A terceira estrela, nem grande, nem pequena, também não muito brilhante, porém muito imponente retrucou:

– Lá em baixo seguem os pastores, vagando na escuridão, mas eu só vou iluminar o Menino importante, guardarei meu brilho para Ele, pois serei a escolhida.

Enquanto isso, em um cantinho do céu, uma estrelinha muito pequena, não conseguia ouvir o que as suas amigas falavam, porque estava muito ocupada tentando iluminar, sozinha, o caminho do pobre casal e dos pastores que por ali passavam.

Ela também gostaria de ser a estrela escolhida, mas não tinha essa pretensão. Era a menor dentre as estrelas do céu, por isso, contentava-se em ajudar os peregrinos, iluminando com seu pequeno brilho o caminho dos desconhecidos.

Foi quando, neste instante, três reis cruzaram o caminho e a única estrela que conseguiram enxergar era a pequena e solitária estrelinha, e, decidiram segui-la

Quando percebeu que seu pequeno brilho estava sendo de grande valia para aquelas pessoas pobres ou ricas, a estrelinha encheu-se de alegria e começou a inflar… inflar… inflar… até que explodiu em grandes e luminosos raios que cobriram todo o céu, até apontar para uma pequena manjedoura, onde aquele pobre casal que ela iluminou, deitava coberto em panos o seu Menino, rodeado pelos pastores que por ali também passaram.

Os reis conseguiram chegar até o Menino-Deus e a pequena estrela, a menor dentre todas, tornou-se grandiosa e, seu brilho foi reconhecido por toda a humanidade como sendo “A Estrela do Natal”.

Quanto às outras, que só se preocuparam com suas vaidades, continuaram no anonimato.

(autora: Vera Ribeiro Guedes (confira o blog da autora, AQUI)

Como fazer: Reúna as crianças em círculo e conte a história como achar melhor. Pode-se por uma música instrumental baixinho e ler o texto com intonação. Após a leitura converse com as crianças sobre o assunto do texto. Questione sobre os personagens da história? Qual seu final? O que os personagens desejavam? Após pergunte que outras histórias eles sabem sobre  Natal (deixe que as crianças contem as histórias de acordo com suas crenças familiares, se pré-julgamentos).

Educação Infantil: Deixe que as crianças desenhem a história, ou faça o registro da história com outro material, como carimbos de rolinho (veja, AQUI).

Séries Iniciais: Faça questões no quadro sobre o texto e deixe as crianças responderem. Ou separe palavras do texto para que as crianças procurem seus significados no dicionário, ou use essas palavras para separem sílabas ou construírem novas frases.

2. Confecção da noite estrelada:

Objetivos: produção artística, colagem, recorte, pintura, construção em equipe, autoestima.

Material: papel pardo grande, tinta azul, estrelas impressas, lantejoula ou raspas de lápis, canetinha, lápis colorido, tesoura e cola.

Como fazer: Deixe que as crianças pintem em grupo o fundo do papel pardo, fazendo o trabalho em equipe. Entregue uma estrela de papel para cada criança e deixe que ela decore  como desejar (os maiores podem desenhar suas próprias estrelas). Recorte as estrelas ou deixe as crianças a façam. Depois cole-as no painel. Acrescente a estrela cadente, que pode ser feita com a ajuda das crianças, colando lantejoulas ou raspas de lápis. E acrescente os dizerem que achar pertinente. (Como o modelo de painel no topo da postagem). Exponha o painel.

3. Estrelas no cesto:

Objetivos: motricidade ampla, coordenação, equilíbrio, noção de distância e força, quantidades, soma e sobra, paciência por esperar, atenção visual.

Material: 10 estrelinhas em papel duro (cartolina ou papelão), caixa ou bambolê. Faça estrelinhas de papel, um pouco maiores que as mãos das crianças. Se quiser pode deixar as crianças decorem as estrelinhas com tinta ou colando papéis picados sobre estas.

Como fazer: Coloque as crianças em fila em um lugar amplo. Longe da fila coloque um bambolê em pé ou uma caixa. Cada criança, por vez, deve tentar acertar as estrelas dentro do bambolê ou na caixa. Deve jogar a estrela como se fosse um disco para conseguir arremessar. Depois se conta quantas estrelas a criança acertou dentro.

Educação Infantil: questione oralmente as crianças quantas acertaram e quantas ficaram fora. Para crianças menores use apenas 5 ou 3 estrelas e deixe elas tentarem mais vezes para conseguirem acertar.

Séries Iniciais: Após o jogo pode-se fazer modificações como quem consegue jogar mais longe a estrela. Em sala as crianças podem registrar o jogo: desenhando quantas estrelas acertaram e quantas erraram, montando depois a conta matemática.

4. Biscoito de estrela:

Objetivos: noção de medidas e quantidades, confecção em grupo, trabalhar sabores e texturas, tipo textual, alimentação e doação.

Material: Ingredientes para a confecção do biscoito e forminhas de estrelas. (Faça uma receita de sua preferência ou siga nossa receita de Biscoitinhos de coco e canela).

Como fazer: Faça a receita com as crianças. Ajude-as a colocarem os ingredientes nas quantidades certas, a mexerem e a fazerem as estrelinhas. Depois de assado deixe que elas coloquem os biscoitos dentro dos saquinhos e, se souberem, façam o laço. Separe alguns biscoitos para elas provarem sua própria obra. Deixe esses biscoitos no saquinho para presentear os familiares juntamente com os desejos da próxima atividade.

Educação Infantil: Monte um painel coletivo com a receita. Deixe as crianças desenharem os ingredientes ou cole as embalagens destes. Reforce com elas as quantidades e como foi feita a receita.

Séries Iniciais: Escreva no coletivo a receita para as crianças copiarem. Proponha atividades de reflexão sobre a receita como: para fazer a metade da receita, quanto usaríamos de cada ingredientes? E para dobrar?

4. Desejos nas estrelas:

Objetivos: incentivar laços familiares, vocabulários, palavras de gentileza, estimular boas ações.

Material: Tiras de papel, canetinha e cordão ou fita colorida.

Como fazer: Comente com as crianças sobre a “crença” de fazer desejos para as estrelas cadentes. Oriente as crianças a pensarem no que mais querem para suas famílias nesse Natal (ajude as crianças a pensarem em coisas como saúde, uma casa nova, emprego para o pai, paz…evitando desejos comerciais). Escreva ou deixe que eles escrevam os desejos, enrole os papeizinhos, prenda com uma fitinha com laço e prenda nas estrelas do painel feito em outro momento.

No último dia de aula ou após a festa de Natal, diga para a família pegar o desejo da criança e lavar juntamente consigo assim como o pacote de biscoitos. Diga que foi um desejo feito para as estrelas com força e fé para se realizar, renovando a esperança das famílias enquanto provam os biscoitos.

 

Desejo que todos tenham seus desejos para as estrelas realizados. E que essas atividades sejam aproveitadas em suas salas de aulas.

Mais atividades sobre o Natal, aqui.

atividades de Natal

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: