Quais os objetivos dos cartazes escolares?

Na educação de crianças o professor utiliza-se de cartazes como parabéns, chamadinha, ajudante, rotina. Mas quais os objetivos dos cartazes escolares? Apesar de deixarem o ambiente mais agradável e receptivo  o principal motivo para estarem nas paredes de tantas salas de aulas é sua funcionalidade.

Cada cartaz deveria estar ali para ajudar e envolver a criança na aprendizagem. Tendo o cuidado para o momento de “rodinha” não se torne massante. Não é necessário que seja realizado diariamente toda a sequência de complementar os cartazes.

Por exemplo, escolha dias da semana para trabalhar na rodinha com determinados cartazes como numerais, alfabeto, fazer contagem de quantos alunos vieram ou não. Mantenha diariamente apenas o essencial como a chamadinha, organização da rotina, observação do tempo, calendário e ajudante do dia.

Importante destacar que os cartazes, de preferência, devem estar ao alcance das crianças. Assim estimula-se sua autonomia, organização e atenção quando é a criança a por as ficha nos cartazes de chamada, da rotina ou na janelinha do tempo.

Abaixo apresento os principais objetivos dos cartazes escolares e suas funcionalidades a serem consideradas na hora de decorar a sala de aula.

Cartaz de Chamadinha:

Objetivo geral: criança e colegas reconhecerem quem está presente e quem está ausente.

Possibilidades de trabalho:

  • Identificação do seu nome e dos colegas;
  • Identificação de seu rosto e do colega (se houver fotos nas fichas de chamada);
  • Contagem de quantos vieram, quantos faltaram e o total de crianças na turma, podendo ser separado por meninos e meninas;
  • Representatividade da individualidade e estimulo a auto-estima, quando as fichas para a chamada são realizadas em conjunto com a criança.

Cartaz do calendário e rotina:

Objetivo geral: Pus o calendário e a rotina em um mesmo tópico, por se tratarem de objetivos semelhantes. Em ambos desejamos que as crianças reconheçam o que vem antes ou depois (seja dias da semana ou atividades).

Possibilidades de trabalho:

  • Sequência numérica no calendário;
  • Percepção do que vem primeiro ou depois;
  • Sequência de ações;
  • Repetição de padrões (os dias das semanas, as fichas de rotina de um dia para outro);
  • Organização do seu tempo interno;
  • Diminuição da ansiedade, pois a criança sabe o que virá depois;
  • Conhecer as convenções da sociedade (como são chamados as meses, dias da semana).

Nos cartazes de calendário ou rotina é importante que esses sejam feitos de modo que a criança perceba claramente a passagem do tempo. Por exemplo, prefira por calendários com todos os meses. Para a criança ficar voltando para o número 1 depois do 30/31, pode não fazer sentido, pois para eles meses são apenas nomes.  Assim tente mostrar que os outros meses já passaram ao serem riscados, mas ainda estarem presentes no cartaz.

Cartaz do tempo:

Objetivo geral: que a criança reconheça as mudanças ao seu redor (como chuva/sol, quente/frio).

Possibilidades de trabalho:

  • Diferenciar quente/frio;
  • Percepção das estações do ano e quais vestimentas adequadas;
  •  Características básicas dos fenômenos da natureza;
  • Noções de mudanças e igualdade (um dia chove o outro não ou sim);
  • Ação e consequência (se chove não tem pátio).

Cartazes numéricos e alfabetos:

Objetivo geral: aprender as sequências e nomes dos números e letras. Prefira sempre alfabetos e cartazes de números interativos e concretos (que apareçam as quantidades representadas e com figuras que inicie com a letra).

Possibilidades de trabalhos: Tente mostrar esses cartazes usando estratégias diferentes, crie desafios para as crianças. Em um momento siga a sequência, em outro faça de modo decrescente, em outro fale números ou letras aleatórias e as crianças devem mostrar quais são. Invente novas maneiras, as crianças vão amar.

Outros Cartazes

Existe ainda outros cartazes que compõem as decorações de sala como os de ajudante do dia e parabéns, mas estes não possuem grande destaque na aprendizagem em si. Pois o ajudante pode ser informado ao marcarmos com uma flecha sobre o nome da criança na chamada, e o parabéns serve mais para orientação do professor do que das crianças.

Confira lindas ideias de cartazes para sua sala de aula

Espero que este texto tenha ajudado em sua prática.  Deixe um comentário contando sobre como organiza sua sala de aula. Ou nos mande uma mensagem.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *