Educa Criança
organizando a sala de aula

Organizando a sala de aula: BelezaXPedagógico

Mais um ano se inicia e, nós professores, nos preocupamos em iniciar a confecção de cartazes e decoração de sala de aula. Desejamos que nossos alunos sintam-se acolhidos por um ambiente colorido e temático.

Contudo a sala de aula deve ser bonita ou deve estimular as múltiplas aprendizagens? Ela pode ser as duas coisas? Sim, pode. Mas uma sala de aula deveria sempre prezar pela aprendizagem.

Assim trago para vocês algumas dicas de como deixar a sala de aula linda, mas principalmente um ambiente enriquecedor para aprendizagem.

Organizando a sala de aula para a aprendizagem:

Reflita sobre a realidade de sua turma: Antes de escolher o tema da sala pense se aquele tema é adequado para a idade da sua turma e se será aconchegante. O importante é já ter um conhecimento anterior da turma. (Por exemplo, não adianta decorar a sala com palhaços se alguns alunos os temem, ou decorar com personagens de um desenho animado que seus alunos não conhecem).

Altura das decorações: Decorações muito no alto, são ótimas para que as crianças não estraguem. Porém elas também não as percebem muito. Assim evite por cartazes importantes como alfabetos, chamada, calendários longe do alcance de visão das crianças.

Priorize a informação: Deixe para abusar nos detalhes da decoração em painéis de boas-vindas ou decorações separadas. Nos cartazes que serão usados como consultas (alfabetos, números, crachás, calendários…) priorize a informação. Observe esses cartazes com atenção: As letras estão claras ou estão misturadas entre várias decorações coloridas que podem confundir seus alunos? Use decorações simples como margens temáticas ou algum detalhe, evite muitos enfeites nesses cartazes.

Construção dos alunos: quando as crianças se envolvem na criação dos cartazes elas aprendem e valorizam ainda mais esses. Assim, considere a possibilidade em  deixar alguns cartazes para construir juntamente com seus alunos no início das aulas, ao invés de trazer tudo pronto.

São dicas básicas, mas espero que ajudam a refletir sobre o assunto. Deixem outras dicas nos comentários!

Abraços, Shana Conzatti.

Recebas as novidades de atividades, projetos e brindes em seu e-mail, se inscreva em nossa Newsletter!

http://educacrianca.com.br/lojinha/

 

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: