PATÊ DE FIGADO

PATÊ DE FIGADO DE GALINHA, COM OPÇÃO PARA FAZER COM CARNE DE SOJA

  Hoje, pelo Dia dos avós, resolvi colocar uma receita bem antiguinha, do tempo que eu era criança. Assim homenageio minha mãe Renilda, a avó dos meus filhos, e dou um presente a todos os avós que em tempos idos, já comeram um patêzinho  delicioso feito em casa. Esta é a receita da minha mãe de Patê de Fígado de Galinha. Sem conservantes e sem um monte de produtos que vem dentro dos patês industrializados de hoje em dia. Se você provar, acho que vai querer fazer sempre, pois você e seus filhos estarão passando no pão ou nas bolachas, um produto que você sabe como e de que é feito. Mas como hoje em dia muitas pessoas não comem carne, e se for o seu caso, você poderá substituir o fígado por  carne de soja  e a banha ou manteiga por azeite de oliva. Veja após esta receita como fazer as substituições. Bom apetite!!! Um grande abraço  queridos vovôs e vovós!!! Lilian Giulian Conzatti

Patê de Figado de Galinha

Ingredientes

. 1 kg de fígado de galinha limpo picado (geralmente vendido em sacos de 750 gr, no supermercado)

.  1 cebola grande picada

.  5 dentes de alho sem casca

.  orégano, salsa picada e pimenta a gosto

.  1 colher de sopa rasa de sal ( com tempero completo, ou sal com ervas ou 1 tablete de caldo de carne )

.  1 folha de louro ( ou 1 pitada de louro em pó)

.  2 colheres de sopa de farinha de trigo

.  2 colheres de sopa bem cheias de banha ou manteiga

Modo de preparo:

        Coloque o fígado, a cebola, o alho, o orégano a pimenta, a folha de louro e o sal , em uma panela com água que tape um pouquinho o fígado. Cozinhe por uns dez a  quinze minutos. Desligue o fogo e deixe amornar. Retire a folha de louro. Coloque tudo no liquidificador e junte a farinha de trigo e a banha ou manteiga. Bata até ficar sem grumos. Prove para ver se precisa colocar mais sal. Coloque na panela de novo e cozinhe em fogo baixo, uns 2 minutos, mexendo para não queimar, só para cozinhar a farinha  e engrossar um pouco o patê. Desligue o fogo. Deixe esfriar e  coloque em dois potes plásticos ou de vidro com tampa. Devem ser de um tamanho que caiba um pouco mais de meio kg em cada um. Se achar muito, ou se sua família for pequena, faça só a metade da receita. Leve à geladeira. Dura em média uma semana na geladeira. Passe no pão ou nas bolachas.

Rendimento:  2 potes de aproximadamente ½ kg cada

Tempo de Preparo : 25 minutos

Observações para a substituição do fígado por soja :   ao invés do fígado, coloque 2 xícaras de proteína de soja desidratada. Se você quiser dar um pouco mais de sabor e  de cor ao patê, coloque uma pitada de páprica picante. Ao invés do caldo de carne, coloque caldo de legumes ( ½ ou 1 inteiro, dependendo do seu gosto). No lugar da banha ou manteiga, acrescente 2 a 3 colheres de azeite de oliva. Siga a receita acima, após as substituições.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *