05 de junho

Por que comemoramos o dia do meio ambiente em 05 de junho?

Veja abaixo algumas considerações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente!  É uma data muito importante para se trabalhar com as crianças, pois como se diz, elas serão o futuro. Então se as educarmos para amarem a natureza e protegê-la, haverá esperança para o Planeta e para nós mesmos.

As crianças só respeitarão a Natureza, se  a conhecerem melhor e interagirem com ela de maneira prazerosa. Cabe a nós, pais e professores, fazer esta ligação criança-natureza.  Pois hoje elas passam mais dentro de casa, na escola e na frente de um computador ou celular, do que em contato com gramas, árvores e rios. E isto, não será trabalhado em um único dia. Então, sempre que possível devemos introduzir assuntos relacionados à importância da preservação do meio ambiente para a vida na Terra.

No nosso blog, ao longo do ano passado e deste ano, procuramos dar algumas sugestões com este tema. Esperamos que gostem. Mas vamos ainda ir mostrando muitas formas mais de trabalhar com a natureza em geral e como usar coisas recicladas para fazer trabalhos com as crianças.  Espero que curtam bastante trabalhar com as crianças sobre este fascinante tema.

Abraços, Lilian Giulian Conzatti

 Brasil se une a campanha #EstouComANatureza para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

                            O Dia Mundial do Meio Ambiente em  5 de Junho, é um dia  criado pelas Nações Unidas. Visa incentivar em todo o mundo, a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente. Esta data se tornou uma das maiores no mundo para a  divulgação da conservação do meio ambiente. Ela está sendo comemorada a cada ano por mais de um milhão de pessoas, em mais de 100 países. O objetivo é conscientizar as pessoas para demonstrarem seu amor e afeição pela natureza, que é de todos nós.  É o dia para que cidadãos mundo afora ajam coletivamente, mostrando cuidado e amor ao planeta.

                               A ONU Meio Ambiente, realiza uma semana de eventos nacionais para incentivar as pessoas  a amarem a natureza e protegê-la.

· Incentivando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de 1000 atividades mundiais.  No Brasil, a ONU Meio Ambiente planeja uma série de ações, entre os dias 4 e 11 de junho de 2017. Terá a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’ no Museu do Amanhã. E o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no AquaRio,, e muitos outros.

· Monumentos brasileiros, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e Ponte Esteada, em São  Paulo, estarão iluminados de verde. Isto ocorrerá  durante esta semana como parte de uma ação global para a sensibilização do tema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2017 tem como  tema : “Conectando as pessoas à natureza” . Será comemorado  pelo mundo com mais de mil eventos. Com o slogan “Estou Com a Natureza”, visa a conservação do meio ambiente. Quer transformar ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro  impacto positivo sobre o planeta.

A data será comemorada pelos diferentes países, de inúmeras maneiras. Haverá desde a limpeza de praias, plantações de árvores, petições e concursos de fotografia. Pretende também envolver milhares de crianças através de suas escolas. 

05 de junho

Museu do Amanhã recebe simpósio inédito Ecos da Rio 92

– O Ministério de Educação e a ONU Meio Ambiente distribuirão para 150 mil escolas um guia digital. Onde haverá  planos de aula sobre a importância da conexão da natureza para sua preservação.

– São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro poderão curtir em cinemas Cinemark o vídeo da ONU. Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, convidando todos a montarem o maior álbum de fotografia da natureza da história.

05 de junho

– No dia 7, o AquaRio, no Rio de Janeiro, recebe o lançamento da Campanha #MaresLimpos. Haverá a distribuição de folhetos explicativos. Além da presença da representante para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.  A ação tem o apoio da dupla de velejadoras Martine Grael e da Kahena Kunzi. Nas redes sociais, a apresentadora Bela Gil participa promovendo o engajamento em torno da campanha.

Campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente declara guerra aos plásticos

– A ONU Meio Ambiente também apoiará a Virada Sustentável, no Rio de Janeiro, e fará a abertura do evento no dia 9 .

– Para encerrar a semana, Grupo Cataratas, AirBnB e ONU Meio Ambiente, promovem o Encontro #ImWithNature, com anfitriões cariocas. Estes, realizarão um mutirão de plantio de mudas nativas no Parque Nacional da Tijuca, na nascente do Rio Carioca.

#EstouComANatureza é o lançamento oficial de um movimento de incentivo e sensibilização de reconexão com a natureza. Para incentivar um estilo de vida mais sustentável. O tema destaca ainda os diversos benefícios que os sistemas naturais e o meio ambiente limpo fornecem à humanidade. Estes benefícios vão desde a segurança alimentar, a melhoria da saúde, o abastecimento de água  à estabilidade climática. Também incentiva as pessoas a sair ao ar livre e apreciar esses benefícios em primeira mão. “As armadilhas da vida moderna – arranha-céus, smartphones, fast food – são construídos sobre uma base de sistemas naturais complexos”, disse Erik Solheim. O líder da ONU Meio Ambiente, disse ainda “Sem sistemas naturais saudáveis, nossa vida moderna começa a desmoronar. Uma mudança aparentemente insignificante pode causar efeitos desastrosos, como nas mudanças climáticas. Um pequeno aumento da temperatura global está causando aumento do nível do mar, mais inundações e secas e a extinção de espécies”, conclui.

Este ano, o chamado é para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia em uma série de maneiras fascinantes, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hastags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

Para maiores informações:

www.worldenvironmentday.global

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *