portfólio

Ao pensarmos sobre avaliação, principalmente nos primeiros anos de ensino escolar, cada vez mais se fala em analisar o processo da aprendizagem individual. E assim a prática de montar portfólios se disseminou. Mas o que é ? E para quê serve?

Organizei um texto com objetivo de explicar essa estratégia avaliativa, que para muitos é como um bicho de sete cabeças.

O que é o portfólio?

Basicamente é uma coleção de trabalhos realizados durante o trimestre/semestre/ano do aluno. Trabalhos escolhidos com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da criança. Por exemplo: Dois trabalhos com atividades de recorte realizadas em diferentes datas, assim é possível ver o avanço ou não da criança nessa habilidade.

São mais que simples arquivos ou uma coleção de performances dos alunos. Um
portfólio pode ser considerado como um arquivo em expansão dos trabalhos do
estudante. Pode ser estruturado de acordo com a área de interesse, conhecimento,
habilidades, temas e progressos diários. Gelfer e Perkins (1998, p.44)

Sendo, assim, o portfólio é uma coleção dos trabalhos mais significativos realizados pela criança. Ainda se pode acrescentar observações realizadas pelo professor, contação de situações que representaram alguma descoberta realizada pela criança dentro de uma atividade proposta ou em um momento espontâneo da rotina escolar.

Este recurso pode ser organizado inteiramente pela professora, com crianças menores. Mas também pode ser usado como recurso de autoavaliação das aprendizagens de alunos mais velhos, deste modo a própria criança irá selecionar o que deve conter em seu portfólio e fazer textos reflexivos sobre o que aprendeu em cada etapa.

Para quê serve esse recurso?

Especialmente para proporcionar um momento de reflexão sobre os processos de aprendizagem em um determinado período. É uma oportunidade para ter uma visão ampla e personalizada de como cada criança alcançou ou não os objetivos propostos. E além disso, perceber o avanço das habilidades.

Este recurso permite que o professor observe individualmente a criança, para que possa refazer estratégias em seu planejamento para suprir as dificuldades de cada um, algo bastante valorizado com a introdução da BNCC nos currículos, pois presa pela integração das aprendizagens de modo global. Sendo uma oportunidade de analisar o conjunto dessa evolução da aprendizagem, não correndo o risco de avaliar injustamente uma criança que foi mal em uma prova de um conteúdo específico, mas que na verdade sabe como resolvê-lo de outras maneiras.

Também é através desse recurso que a professora terá uma visão ampla de como cada aluno se comporta em determinada situação. Mas para isso além das atividades realizadas pelas crianças é necessário que se tenha anotações sobre o desenvolvimento semanal de cada criança.

Portanto, o portfólio é uma importante ferramenta para uma educação reflexiva, tanto para professor quanto para o aluno. Ajuda o professor a remodelar suas práticas diárias de modo a suprir as necessidades específicas de sua turma. O maior objetivo de se montar um portfólio é observar o processo reflexivo da prática e da aprendizagem. Continue lendo sobre esse recurso.

 

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Abraços, Shana Conzatti

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