irmão camarada

Projeto: Amigo, meu irmão camarada

Afinal, quando é o dia do amigo?

                        Outro dia me perguntaram, afinal qual é o Dia do Amigo? Pois de tempos em tempos se comemora este dia. Fui pesquisar e descobri, que existem três datas. Eis, então, a explicação : este dia é comemorado em diferentes datas no Brasil:  dia 18 de abril que é a data  mais popular, embora não seja a data oficial ( não é  reconhecida por lei). No dia  20 de julho, celebra-se o Dia Internacional do Amigo. Que foi primeiramente adotado na Argentina e mais tarde em quase todos os países do mundo. Esta data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que considerou o dia da chegada do homem à lua, como  um prenúncio, de que juntos, os povos poderiam superar desafios quase impossíveisE no dia 4 de fevereiro, Dia do Amigo do Facebook, para  homenagear os chamados “amigos virtuais”.

                       Além dessas três datas, existe ainda o Dia Internacional da Amizade, criado pela Organização das Nações Unidas em 2011,  que convida  todos os países a celebrarem a união fraternal no dia 30 de julho de cada ano.

                        Neste dia há a troca de mensagens entre os amigos, alguns dão presentes e outros organizam  eventos e atividades especiais, para estarem perto de seus amigos. E nas escolas também se procura aproveitar esta data para estreitar laços de amizade entre as crianças, entre os professores e também entre as crianças e professores.

                         Para os adultos, procure pelo menos mandar uma mensagem pelo Whats, e-mail, telefone, pessoalmente ou por outros meios que você escolher. Vale até ir na casa dos melhores amigos e dar um abraço, pessoalmente. Se você quiser leve também uma lembrancinha, como, uma flor, um livro, uma caixa de bombom. Pode até escrever ou copiar uma poesia e dar para seu amigo (a). E que tal com este tempo de frio, fazer um bolo de laranja com calda de laranja por cima? (veja receita aqui) E convidar seus amigos, pra tomar um café ou chá com bolo? E conversar muiiiiito,  relembrar coisas que já passaram juntos (as) e dar boas risadas? Sei que é difícil de se encontrar durante a semana, mas vale marcar para o final de semana!

                         Como muitas escolas estão de férias, vai ficar mais fácil comemorar o Dia do amigo, na volta das férias! Mas não deixe de falar sobre este assunto, um amigo de verdade, é muito importante para qualquer pessoa, mas para uma criança ou um adolescente é um porto seguro, é alguém com quem ele pode falar, desabafar. E é uma maneira de os professores começarem a fazê-los ver como devem escolher seus verdadeiros amigos e como evitar falsos amigos.

                       Segue abaixo um projeto para trabalhar este assunto tão importante!

Projeto: Amigo, meu irmão camarada

O que será trabalhado pode ser adaptado para várias faixas etárias, de acordo com o entendimento e maturidade das crianças.

Tempo estimado – uma semana (primeira semana de volta às aulas?)

Objetivo – Trabalhar a integração das crianças, através do conceito de amizade

O que trabalhaEm português :etimologia das palavras, leitura e interpretação, escrita, gramática, uso do dicionário, alfabeto. Em matemática: números, operações, problemas. Outros: desenho, motricidade fina, como procurar na internet o que precisam saber do conteúdo pedido na escola e para eles mesmos, Conceitos de amizade, lealdade, solidariedade. Expressão e desinibição  oral e  física, saber esperar a vez para falar, atenção, sequência lógica, alfabetização ( para os menores), cooperação, integração.

 Como trabalhar:

1-   Mensagem sobre Amizade:

Pode-se começar lendo uma poesia, ou uma mensagem sobre o dia do amigo. E as crianças vão desenhar sobre o que entenderam ou lembram da poesia. Depois falar porque se comemora o dia do amigo. Procurar na internet e em dicionários, o significado da palavra amigo. E de outras relacionadas como solidariedade, amizade, inveja, e outras. O uso do dicionário, será bom, pois já estará trabalhando com várias outras coisas como atenção, abecedário, sequência lógica, o que vem antes, o que vem depois, etimologia das palavras, os diferentes significados de uma mesma palavra, etc.

2- Roda de conversa:  

Depois é bom fazer um momento de conversa, sobre o que é um amigo. E algum aluno vai anotando algumas palavras chaves ou pequenas frases, do que está sendo dito, ou a própria professora poderá fazer isto, exemplo: amigo, leal, sabe escutar, ri com a gente e não da gente, está do nosso lado, quando precisamos, etc. É bom explorar bem esta conversa, com perguntas e intervenções do tipo: então se alguém que tu pensas que é teu amigo, te pedir para fazer algo que tu sabes que é errado, tu vais fazer? Será que se ele fizer isto, é realmente teu amigo? …

3 -Atividades de Matemática:

Depois usar estes dados de diversas formas, como: problemas matemáticos ou lógicos que envolvam os conceito de amizade, de auxílio (exemplo, Paulo precisa comprar um caderno, pois o seu acabou, mas só tem x reais, Marcos se propôs a emprestar Y reais, quanto Paulo vai receber de troco, sabendo-se que o caderno custa  z reais?)

4 – Texto Coletivo:

Pode ser feito um texto coletivo sobre a amizade, sobre amigos de verdade, sobre cuidados com amizades com quem não se tem certeza quem é, como amigos virtuais, desconhecidos. Colocado num cartaz na sala,  e todos desenharem ou procurar figuras que mostrem o que está sendo falado no texto. Podem fazer individualmente uma poesia sobre o tema : amigos.

Para os menores, como a pré-escola, a professora pode ir colocando no quadro palavras ou frases bem simples, sobre o que está sendo dito, como: amigo, carinho, leal, amor, gosta da gente, etc .E ir trabalhando com eles de forma mais simples do que com os maiores, mas também pode fazer um texto coletivo, cada criança se desenhar com seu amigo, fazendo algo que gostam juntos. Tentar escrever o nome do melhor amigo, escrever uma frase simples sobre o que gostam de fazer juntos.

5 – Atividades de Português:   

Tanto para os pequenos, quanto para os maiores, pode-se usar as palavras chaves ou as frases escritas, para fazer diferentes trabalhos de gramática como: passar para o plural, ou para o singular, para o feminino ou masculino, ver número se sílabas. Para os maiores, pode-se fazer frases afirmativas, negativas ou interrogativas sobre as palavras ou assuntos estudados. Alunos podem escrever e ensaiar uma pequena peça, mostrando situações de bons e maus amigos. E de como tratar os colegas na escola.

6 – Piquenique: 

Pode-se propor aos alunos um lanche coletivo na sala de aula ou no pátio da escola , se isto for possível. Onde, todos colaboram com algo, como bolachinhas, sanduichinhos, bolo, pipoca e o que mais quiserem ou poderem e trazer. Após o momento de descontração e brincadeiras em conjunto, antes da refeição, para criar um clima de amizade, pode-se tocar e cantar com os alunos alguma música que fale de amizade.

7 – Amigo Secreto: 

Pode-se encerrar a semana com um amigo secreto, onde cada criança fará uma lembrança e um cartão para um colega da  turma. Deve-se fazer um cartão com uma mensagem de amizade, com cada criança, no dia anterior, sem nome, e no dia todos os cartões receberão um desenho ou figurinha de coração de diversas cores e na entrada cada criança receberá um coração colorido. Após o lanche, cada um deverá procurar qual a criança que tem o coração da cor igual ao do cartão e trocarão o coração por um cartão e uma lembrancinha. E se abraçarem. Cuidar para que todas as crianças recebam um cartão, mesmo que tenha que fazer uns cartões extras para os que não vieram.

                     Espero que tenham podido ter algumas ideias de como trabalhar este tema tão importante! E que vocês possam ter sempre muitos e grandes amigos! Um grande abraço, Lilian Regina Giulian Conzatti

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *