Cândido Portinari

Projeto: Brincadeiras e Arte – Cândido Portinari

Trago para vocês algumas ideias para este projeto que se utiliza da arte para trabalhar o lúdico com as crianças. O projeto foi originalmente pensado para a Educação Infantil, mas pode ser perfeitamente adaptado para as Séries Iniciais.

Projeto: Cândido Portinari

Justificativa:

A Educação Infantil é uma boa oportunidade de ampliar a visão artística das crianças. Além da necessidade de conhecer um pouco sobre nossa cultura. Foi escolhido Portinari, pois ele possui várias pinturas sobre o universo infantil.

Objetivos:

  •  Descobrir pintores brasileiros;
  • Resgatar brincadeiras antigas;
  • Trabalhar a ludicidade e musicalidade;
  • Trabalhar com cores, texturas e expressões artísticas;
  • Experimentar novas técnicas artísticas;
  • Desenvolver autoestima;
  • Trabalhar noção de todo e partes;

Atividades:

1. Conhecendo o autor:

Materiais:

  • Livro com obras e biografia do pintor ou imagens retiras da internet referentes às obras do pintor;

Descrição:

1° Momento: Apresente para a turma Cândido Portinari com um breve resumo de sua vida. Podem ser mostrados livros com suas obras, imagens ou vídeos retirados da internet. Deixe as crianças apreciarem, comentarem sobre o que veem e o que pensam que cada imagem representa.

2° Momento: Escolha as pinturas de Portinari que irá trabalhar: as pinturas que representem crianças brincando. Mostre as imagens escolhidas e desafie as crianças a adivinharem qual é a brincadeira pintada. Questione quais brincadeiras eles gostam.

2. Brincando de roda:

Cândido Portinari

1° Momento: Mostre a pintura de Portinari. Questione qual é essa brincadeira. Leve as crianças para um lugar amplo e brinque de roda com elas.

2° Momento: Entregue uma folha para cada um e solicite que se auto-desenhem individualmente em uma folha.

3° Momento: Recorte os desenhos e os cole em um cartaz formando uma roda de crianças brincando.Comente que obras artísticas não precisam ser feitas individuais, saliente a importância da coletividade e como todos participaram.

Cândido Portinari

3. Meninos e pipas

Cândido Portinari

1° Momento: Mostre a pintura dos meninos com pipas. Questione seus alunos se eles conhecem a brincadeira. Se seus alunos já brincaram com pipas.

2° Momento: Proponha uma releitura da pintura: Solicite que representem a pintura com desenho.Entregue 2 quadrados para cada criança, para serem as pipas. Deixe que elas colem onde acharem melhor na folha.Em seguida, as desafie a completarem a pintura com desenho. Fazendo os dois meninos e outros detalhes.

Cândido Portinari

 

Confiram mais atividades sobre esse projeto e muitas outras no E-book Projeto de Educação Infantil

Gostou do projeto? Nos conte suas ideias. 🙂

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *