Projeto Identidade para Educação Infantil

Início de ano as escolas costumam trabalhar o tema identidade e autonomia, sendo assim, trago para você uma ideia introdutória para iniciar o projeto identidade em sua turma de Educação Infantil.

Projeto Identidade:

Justificativa: Um projeto de autoconhecimento se faz necessário em todas as etapas do desenvolvimento. É na Educação Infantil que a criança inicia o processo de percepção de seu corpo, compreendendo seu nome e aonde ela se encaixa dentro da família e escola.

Objetivos Gerais: Reconhecer-se como indivíduo a partir de suas características e preferências, diferenciar seu nome, trabalhar tipos de famílias, e os conteúdos pertinentes a idade.

1.Certidão de Identidade:

Objetivos: trabalhar o nome e a foto facial, esquema facial, percepção de suas características, coordenação motora fina.

Materiais: Imprima os modelos da certidão (imagens abaixo, retiradas da internet), fotos dos rostos das crianças.

Como Fazer: Imprima as certidões e complete com a criança. Após dobre e cubra com plástico para durar.

Para berçário e maternal: a professora completa e faça a marca digital da criança. Trabalhe com as crianças o reconhecimento de suas fotos, espalhe as certidões e peça para a criança pegar a sua.

Para Pré-escola: deixe a criança escrever seu nome, mesmo que errado. Assim se trabalha o começo do letramento. Pode-se escolher se deseja por a foto da criança ou deixá-la fazer um autorretrato incentivando  a construção facial e motricidade.

Use as certidões para fazer a chamadinha durante a realização do projeto.

2.Representação do seu corpo:

Objetivos: Esquema corporal e facial, noção de tamanho, autoestima, criação artística, motricidade fina, percepção de preferências e características.

Material: papéis pardos to tamanho das crianças ou giz para desenhar no chão. Giz colorido ou canetinha. Roupas das crianças ou peças de roupas desenhadas e recortadas em tecido ou folhas coloridas.

Como fazer:

No chão (para turmas com muitos alunos): Deite cada criança no chão e faça o contorno de seu corpo com o giz. Depois deixe a criança completar desenhando o rosto e cabelos, pode-se por sobre o desenho as roupas das crianças. Para as crianças maiores, deixe que um colega faça o contorno do outro. Peça para as crianças fazerem movimentos diferentes com o corpo, e faça o contorno trabalhando percepções de movimentos.

No papel pardo: Recorte um papel pardo do tamanho da criança. Faça o contorno da criança e deixe que ela complete o rosto com canetinha, prenda as roupas ou cole tecidos para fazer de roupa. Pode-se usar lã para completar o cabelo.

3. Álbum Identidade:

Objetivos: motricidade fina, noção de tamanho, nome próprio, gostos, família.

Material: Imprima o álbum e complete as páginas com as crianças, essa atividade deve ser feita em vários dias. Baixe o álbum, AQUI.

Como fazer: sigas as dicas do arquivo do álbum para completar as páginas.

 

Confiram nossos planos de aulas sobre identidade para duas semanas: Berçário, Maternal/Pré.

Abraços, Shana Conzatti

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *