projeto mamãe

Projeto: Mamãe mora no meu coração

Estamos bem pertinho do dia das mães, assim trouxe para vocês um projeto de poucos dias para trabalhar o assunto em sala de aula. As atividades podem ser realizadas do maternal ao pré, e até mesmo por crianças das séries iniciais, basta adaptar.

Se na turma houver crianças com dificuldades de relacionamento com as mães (por serem ausentes, estarem mortas ou serem mães “ruins”) traga para a conversa o questionamento de que mãe não precisa ser de quem a criança nasceu, que mães podem ser alguém que cuida e ama a criança. Assim faça as atividades com essas crianças usando outras mulheres (ou homens, se esse for o caso) que a criança goste como avós, tias, irmãs mais velhas, pai….

Pois queremos com o projeto enfocar na afetividade e não deixar crianças tristes. E se preferir use as ideias aqui apresentadas com o tema FAMÍLIA.

Projeto Mamãe mora no meu coração

Justificativa:

Com a aproximação da data comemorativa, as crianças criam expectativas em relação ao assunto. Pois a mídia traz constantes questionamentos sobre possíveis presentes e modos de ser mãe. Necessidade em trabalhar a família e afetividades nessa idade.

Objetivos:

  • Reflexão sobre ser mãe,
  • Observar diferentes constituições familiares,
  • Expressar afetividade através do grafismos;
  • Conhecer suas mães.

Desenvolvimento:

1. Quem é a mamãe?

Material necessário: Fotos trazidas pelas crianças de suas mães. E se a professora desejar, uma breve entrevista que as mães responderam com perguntas como: nome, profissão, preferências culinárias, preferências de passeios…

Atividade: Na roda conversar com as crianças sobre suas mães. Deixar que mostrem fotos, e façam observações no que eles se parecem ou não com suas mães.Ler as entrevistas e ver que profissões ou gostos se repetem.

Deixe as crianças conversarem livremente sobre suas observações, que façam comparações e encontrem as semelhanças e as diferenças entre suas mães. Saliente que as diferenças não são ruins e sim fazem do que somos. Que cada pessoa, assim, como eles, é única.

Relatório: Monte um cartaz com as fotos trazidas pelas crianças. E deixe exposto pra que  elas possam voltar as fotos quando desejarem.

2. Retrato da mamãe

Material necessário: folha com um círculo desenhado. Papel crepom.

Atividade: Convide as crianças a observarem as fotos de suas mães. Prestarem atenção as cores e modo do cabelo e olhos. Entregue a folha e diga para elas desenharem suas mães. Ofereça o papel crepom para que façam os cabelos como desejarem.

projeto mamãe

3. A roupa da mamãe:

Material necessário: recortes de revistas e encartes. Imagens de roupas (parte superior e inferir)

Atividade: distribua sobre uma superfície as imagens de revistas e encartes e diga para as crianças escolherem uma roupa para suas mãe. Reforce que eles precisam da parte de cima e de baixo. Deixe que eles negociem trocas com colegas e que façam as combinações desejadas.

Para crianças maiores, pode-se entregar as revistas e dizer para elas recortarem as roupas.

Com as imagens em mãos, as crianças colam na folha. Agora devem completar com desenho o que falta da mamãe (cabeça, braços, pernas…).

projeto mamãe

 

4. Você esta no meu coração:

Material necessário: EVA, Tinta, molde de coração com furinhos, lã e versinho com tema carinho (ideias de versinhos aqui)

Atividade1: Ler o versinho escolhido. Conversar sobre o que eles compreendem do versinho. Questionar o que ele fazem para demonstrar carinho por suas mães.

Atividade2: Entregue um coração grande de EVA, que será o coração da mamãe. Deixe que as crianças decorem com tinta.

Atividade3: (pode ser no mesmo dia ou em outro) Entregue o coração pequeno cheio de furinho, que será o coração deles. Mostre como eles podem passar a lã dentro para preencher o coração com o alinhavo.

Cole o coração pequeno dentro do grande. Se desejar ponha uma mensagem, como “eu estou dentro do seu coração” e mande de presentinho para as mães.

projeto mamãe

5. Mamãe de argila:

Material necessário: argila ou massinha de modelar. Pratinho de isopor

Atividade: Questione as crianças como se escreve “Mãe”. Deixe que façam suas hipóteses, depois os ajude a montarem a palavra. Escreva no quadro o modo certo. Entregue argila para as crianças e as desafiem a produzirem a palavra “mãe”.

Diga para botarem a palavra sobre um pratinho de isopor. Assim fica mais fácil levar para casa, ou pintar as letrinhas depois de secas.

OBS.: Para turmas mais jovens use esse recurso para que as crianças modelem suas mães. Reforçando quais são as partes do corpo.

projeto mamãe

6. Colagem pra mamãe:

Material necessário: CD, EVA picado, TNT.

Atividade: Entregue um CD para cada criança. Deixe que cortem pedaços de EVA ou use um furador com forma para fazer os pedacinhos. Deixe que as crianças colem os EVAs no CD.

Após cole os CDs em um TNT e monte o painel da mamãe.

Escreva no espaço sem CDs o que desejar. Ao meio de cada CD pode ser colocada as fotos das mães ou das crianças. Os Cds podem ser fixados apenas com fitas, assim ao final da festa das mães elas podem levar os Cds feitos por seus filhos para casa.

projeto mamãe

Este é um projeto rápido com a temática mãe. Gostaram?

Tragam nos comentários outras ideias. Vamos enriquecer nossas práticas. 😀

Confira mais ideias para o dia das mães AQUI

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *