projeto pascoa encantada

Projeto Páscoa encantada: atividades e jogos temáticos

Estamos quase na Páscoa. Aproveitem a data para realizar esse rápido e completo projeto Páscoa Encantada. Um projeto pensado para trabalhar com as crianças da educação infantil o sentido desta data e ampliar nos pequenos as ideias de solidariedade.

Projeto Páscoa Encantada:

Justificativa: Aproveitar essa data para além de trabalhar conteúdos pertinentes a idade, também discutir com as crianças os significados dessa data e desenvolver consciência critica e respeito ao próximo.

Objetivos:

  • Desenvolvimento motor e gráfico,
  • Conhecimento dos símbolos da páscoa e seu significado,
  • Percepção e respeito das diferenças familiares,
  • Vivenciar situações de solidariedade,
  • Usar a imaginação e estimular o faz de conta,
  • Desenvolvimento dos conteúdos pertinentes da idade.

Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades aqui apresentadas podem ser alteradas em sua ordem conforme seu interesse. São atividade pensadas para o período de uma semana, mas algumas podem ser continuadas depois dessa data.

1) O que a Páscoa significa para minha família?

Preparação: Envie para a casa das crianças uma folha com o título: O que a Páscoa significa para minha família? Juntamente com a instrução para conversarem e representarem com um desenho, feito em família, seu significado.

Ação: Em roda incentive cada criança a mostrar o desenho feito e a contar sobre a conversa de casa. Aproveite o momento para destacar possíveis diferenças e a valorizar os conhecimentos trazidos de casa. Exponha esses desenhos, isso incentivará a autoestima das crianças e das famílias.

2) Guirlanda de Páscoa:

Preparação: Faça no tamanho de meia folha o molde de um ovo.

Ação: Converse com as crianças qual a simbologia do OVO na páscoa. Entregue um ovinhos de papel para cada criança, juntamente com pedaços coloridos de papel crepom. Deixe que decorem como desejarem.

Após junte os ovinhos com cola ou grampeador para formar uma guirlanda, e pendure para decorar a sala.

Como variação, pode-se pedir para cada criança falar uma palavra que represente o sentimento da Páscoa, escreva no centro do ovinho. E trabalhe sobre a importância dessas palavras positivas em nossas vidas.

projeto páscoa encantada

3) Páscoa da Solidariedade:

Preparação: Peça ajuda dos pais para trazerem de casa casquinhas vazias e limpas de ovos. Divida para alguns trazerem açúcar e outros amendoins.

Ação1: Entregue tinta para que as crianças pintem as casquinhas.

Ação2: Juntamente com as crianças mostre como fazer os amendoins doces: torre-os com açúcar e água. Questione sobre as quantidades necessárias para a receitas e os passos a serem feitos. Ajude-os a encherem os ovinhos com amendoim doce. E cubra o buraco com uma forminha de docinho.

Ação3: Separe algumas casquinhas recheadas para por nas cestinhas das crianças. Deixe pelo menos duas casquinha por criança para serem entregues no passeio da solidariedade. Saia com as crianças: pode ser em uma praça, na calçada ou em algum lugar já predeterminado como asilo, orfanato, creches carentes…

Ofereça a oportunidade das crianças presentearem outras pessoas ou crianças com os ovinhos feitos por eles. Depois converse com as crianças para elas contarem como foi essa experiência, estimulando assim que as crianças também aprendam a se doar na páscoa e não a apenas receber.

4) Caça aos ovinhos:

Preparação: Corte a caixa de leite pela metade. Forre as caixinhas com EVA ou papel colorido.  Ponha os ovinhos que sobraram dentro das cestinhas.

projeto páscoa encantada

Ação: Esconda as cestinhas de cada criança em lugares diversos da escola ou do pátio. E desafie-os a encontrarem suas cestinhas. Se acharem de um colega, devem ignorar até encontrarem a sua. Para facilitar que encontrem as suas, cole na cestinha uma foto da criança ou escreva seu nome grande, para aqueles que já reconhece a escrita.

Para a caçada aos ovinhos você pode preparar pistas para as crianças desvendarem, como: as cestinhas estão em um lugar que o sol alcança, ou perto da sala tal…

5) Jogo Narizinho de coelho:

Preparação: Faça o molde das orelhas de coelho do modo que preferir. Eles podem colar algodão sobre o molde impresso ou serem feitas de EVA.

projeto páscoa encantadaprojeto páscoa encantada

Ação: Leve as crianças enfeitadas de coelho (com orelhas e rostinho feito com tinta) para um lugar amplo. Desenhe no chão um círculo. Fora deste, uma distância de alguns passos, ponha bolinhas de isopor ou bolinhas grandes feitas com papel amassado.

Desafie quatro ou cinco crianças por vez a levarem os “ovinhos” para dentro do círculo apenas empurrando com o nariz.

Parabenize todos que realizarem a atividade, procure não incentivar um clima de competição de quem põem mais rápido os “ovinhos” no círculo.

6) Coelho de rolinho:

Preparação: Corte tiras de papel verde e os rolinhos de papel higiênico como o modelo.

projeto páscoa encantada

Ação: Entregue as tiras de papel verde para as criança cortarem, fazendo uma graminha. Cole no rolinho. Deixe que as crianças façam o rostinho e enfeitem a orelha, se quiser.

projeto páscoa encantada

Espero que tenha gostado das atividades desse projeto. É apenas uma parte do que pode ser feito com seus alunos. Incremente esse  projeto com músicas, histórias e dramatizações dessa época tão cheia de significado que é a Páscoa.

Adoraria ver suas atividades realizadas com sua turma. Deixe um recado ou nos mande mensagem.

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *