Este projeto sobre alimentos saudáveis foi realizado em um turma de 1° ano por mim, mas organizei as atividades para servirem ao maternal até o 2° ano. Espero que possam aproveitá-lo para suas práticas pedagógicas.

VEJA MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM NOSSOS PLANOS DE AULAS SOBRE FRUTAS, atualizadas pela BNCC: SÉRIES INICIAIS, MATERNAL/PRÉ-ESCOLA, BERÇÁRIO

JUSTIFICATIVA:

As crianças atualmente alimentam-se cada vez pior, comendo muitos doces e alimentos industrializados; por isso torna-se importante um projeto sobre alimentos saudáveis para ampliar o conhecimento sobre as propriedades benéficas de outros alimentos como frutas e verduras, buscando desta forma que as crianças se interessem em colocá-los em maior quantidade em suas refeições.

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Ciência (EF01CI03 e EF02CI06 e EF05CI08)

Ed. Infantil:  ET (EI01ET01 e EI02ET01 e EI03ET01) e CG (EI01CG04 e  EI02CGo4 e EI03CG04)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

OBJETIVOS:

– Estimular a ingestão de
alimentos saudáveis;
– Diminuir a ingestão de comidas
gorduras;
– Conhecer as propriedades de
diferentes alimentos;
– Conhecer a pirâmide alimentar;
– Experienciar aromas, cheiros,
texturas, formas e cores de diferentes alimentos;
– Informações sobre saúde e nutrição.

ATIVIDADES PARALELAS QUE PODEM CONTRIBUIR COM O PROJETO:

HORTA EM VASOS:

Juntamente com os alunos podem ser plantados em vasinhos na sala de aula alguns temperos
(salsa, cheiro-verde, pimenta), hortaliças (tomate, alface, espinafre), entre outros.  Os alunos seriam responsáveis pelo cuidado e manutenção das plantas até estas estarem prontas para a colheita. Após a colheita, o professor pode propor a realização de alguma receita, além de estimular reflexões sobre como as plantas se desenvolvem, os cuidados necessários para isso, e até sobre a importância de produtos orgânicos. Várias ideias de Hortas com materiais reciclados, AQUI.

VISITA A HORTA:

A organização e realização de um passeio a uma fazenda ou sítio que produz produtos hortifrutigranjeiros em grande ou pequena escala é uma ótima oportunidade para que as crianças conheçam mais sobre os processos que as frutas e verduras enfrentam até chegarem ao mercado. Podem também realizarem entrevistas, fazerem observações e anotações referentes aos processos de plantio e cuidados com as plantas. Analisarem diferenças e semelhanças de como se desenvolvem diversas plantas.

CARDÁPIO SEMANAL:

Uma forma de conscientizar as crianças de como elas se alimentam é propor que registrem por uma semana o que comeram. Com os dados em mãos estimular uma reflexão do que estão comendo certo e o que estão comendo errado, incentivando que cada criança tente conversar com os pais e mudar alguns hábitos. Contudo é preciso cuidado para não expor um aluno que se alimente muito errado ou querer que os pais mudem radicalmente.

PESQUISAS SOBRE ALIMENTOS:

Solicitar aos alunos que reúnam material retirado da internet, de jornais, revistas, ou mesmo de entrevistas com conhecidos que trabalham de alguma forma com a alimentação, é uma importante estratégia para criar cartazes coletivos, discussões em sala de aula, engajamento dos alunos, apresentações, construções de textos, entre outros.

PALADAR E CHEIROS:

Uma forma de estimular crianças a provarem novas frutas, verduras ou alimentos saudáveis é fazer um jogo entre equipes. Na qual cada criança em sua vez deve provar ou cheirar os alimentos com olhos vendados e descobrir qual é. Ainda nessa mesma brincadeira, pode-se fazer tabelas de quais alimentos eram mais doces, ácidos, amargos. Ou sobre texturas mais moles, mais duras. Ou ainda
sobre cores, semelhanças e diferenças. Divisões entre tipos de alimentos: frutas, verduras, grãos.

CARIMBOS E TINTAS:

Uma maneira divertida de introduzir alimentos, mostrando suas propriedades é fazer carimbos com batatas, beterrabas e outras que deixam cores nos papel. Ou usá-las para tingir papéis ao colocar estes dentro de “sucos” de beterraba, cenoura, uvas. Apesar de ser uma atividade na qual o papel talvez não possa ser guardado, pode ser uma introdução a discussão sobre as propriedades dos
alimentos: suas texturas, cores, se têm vitaminas, se as cores dos alimentos diz algo sobre o tipo de componente e vitamina presente, entre outras coisas. Ideias para fazer tintas com alimentos, AQUI.
atividades frutas

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BOTÃO EU QUERO

Ideias extras de atividades para o projeto alimentação saudável:

Espero que você tenha gostado do projeto de alimentos saudáveis.
Abraços, Shana Conzatti.

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