primavera das flores

Projeto: Primavera das flores

A estação da Primavera se inicia em 23 de setembro e se estende até 22 de Dezembro. Para quem deseja trabalhar sobre essa estação em sua sala de aula, trago aqui um projeto que montei. Espero que gostem!

Esse projeto da Primavera das flores compreende desde o maternal até as séries iniciais, fiz sessões separadas para os diferentes níveis. Este projeto pode ser realizado em uma semana ou distribua as atividades em toda a estação primaveril. Vamos ao projeto?

Projeto: Primavera das flores

1. O que é a primavera?

Objetivo: reconhecer as características da estação em seu estado e outros lugares, vocabulário, classificação, pensamento crítico.

Material: livros ou vídeos sobre a primavera, revistas com figuras da natureza e papel pardo ou cartolina.

Idade: a partir dos 2 anos.

Atividade: Apresente para as crianças o assunto. Após leve-as para um ambiente aberto, se possível com várias árvores. Deixe que observem a natureza, questione como estão as árvores, se há flores e pássaros. Comente sobre as principais características da estação. Deixe as crianças colherem folhas e flores caídas.

Em sala entregue as revistas para as crianças e diga para elas procurarem figuras que representam a primavera (para os que ainda não usam a tesoura, pode-se deixar que rasguem o papel, ou a professora entrega figuras já cortadas). Deixe as crianças colocarem as figuras em um cartaz.

Para as crianças em processos de alfabetização, elas podem ser desafiadas a além de colarem as figuras escreverem os nomes destas. Ou fazer uma lista de coisas que representam a primavera no seu estado, após fazer uma pesquisa na primavera em outros lugares e descobrir quais as diferenças.

2. Painel de flores e folhas:

primavera das floresObjetivos: trabalho em equipe, autonomia, autoestima, usar materiais da natureza, motricidade fina.

Materiais: folhas e flores trazidas pelas crianças ou encontradas pelo pátio, papel pardo ou cartolina, cola e tinta marrom.

Idade: a partir dos 2 anos.

Atividade: Desenhe um árvore grande em uma cartolina. Divida a turma em crianças para pintarem o tronco e outras para colarem as folhas e flores (como a foto no topo da postagem).

Conforme a idade de suas crianças você poderá dar mais ou menos autonomia para elas. Os pequenos, chame uma criança por vez e as auxilie na pintura e colagem. A partir dos 5 anos você pode entregar o material para eles e deixar que se organizam, sempre monitorando de perto o trabalho. E para crianças de 8 anos em diante eles mesmo podem desenhar a árvore.

3. Catavento de flor:

primavera das floresObjetivos: motricidade fina, desenvolvimento da musculatura facial e respiração, percepção do ar, criatividade e ludicidade. (pode servir como uma lembrancinha para finalizar o projeto).

Material: molde do catavento para cada criança (clique na imagem, salve no seu computador e imprima só a parte em preto e branco), palitos de churrasco e alfinete.

Idade: a partir dos 2 anos.

Atividade: Converse sobre as flores da primavera e como é uma estação que costuma ter vento. Leve as crianças para um lugar aberto deixe que sintam o vento, que questionem o que é e como as árvores se movimentam ou não quando tem vento.

Para crianças em alfabetização eles podem fazer uma pesquisa sobre o vento e trazer conceitos.

Entregue o molde do catavento para as crianças pintarem. Para os que já sabem cortar bem deixe que façam isso, os outro a professora deve ajudar. Monte os cataventos dobrando as pontas das flores para o meio, passe um alfinete pelo meio da flor e pelo topo de palito. Dobre o alfinete para prendê-lo. Passe uma fita para as crianças não se machucarem com as pontas e dê os cataventos para as crianças.

Leve-as novamente para um ambiente aberto e deixe que brinquem com o catavento, que assoprem ou corram com esse para fazê-lo girar.

4. Eu na primavera:

primavera das flores

Objetivo: desenvolvimento gráfico, esquema corporal, proporção, autoestima, discussão de sentimentos e percepções, 5 sentidos.

Material: impressão com os rostos das crianças (pode ser colorido ou preto e branco), folha, canetinha e lápis.

Idade: a partir dos 4 anos

Atividade: Converse com as crianças, de preferência em um ambiente aberto, sobre como elas estão se sentindo naquele momento. O que ouvem, que cheiros sentem, se há vento tocando suas peles. Elas podem fechar os olhos e sentir a primavera. Falar sobre suas percepções.

Ao voltar para a sala, as crianças recebem a folha com seu rosto colado. Elas devem então se auto-desenhar na primavera, reproduzir as sensações de quando estavam lá fora.

As crianças que já escrevem podem além do desenho escrever uma frase ou um pequeno texto, na própria folha ao lado do desenho que represente as sensações sentidas.

Respeite, se por acaso, alguma criança trouxer sensações negativas. Afinal o objetivo é que a criança expresse seus sentimentos verdadeiros.

5. Jogo matemático das flores

Objetivo: contagem, noção de soma, esperar sua vez, motricidade fina e ampla.

Material: Mínimo de 6 figuras de flores por criança. Elas podem desenhar cortar, só pitarem ou a professora pode trazer flores prontas (figuras ou xerox). Um dado grande, folha, cola e lápis.

Idade: a partir dos 3 anos (use menos flores).

Atividade: Distribua as flores cortadas pelo chão ou sobre a mesa. Você pode fazer o jogo com toda a turma ao mesmo tempo ou em grupinhos de quatro (isso funciona melhor para as crianças pequenas). Cada criança, na sua vez, deve jogar o dado e pegar o número de flores conforme ao número que deu no dado. Pode-se jogar duas vezes o dado, para fazer uma soma de quantas flores a criança pegou no total.

Depois as crianças colam essas flores em uma folha para fazer o registro do jogo. Devem completar as flores com seus cabinhos. E escrever os números correspondentes. Se desejar imprima o molde de relatório que fiz especialmente para esse jogo, AQUI.

6. Colunas das flores:

Objetivos: classificação, vocabulário, percepção de detalhes, percepção de diferenças e semelhanças, motricidade, contato com a natureza, noções matemáticas, contagem, noção de cores.

Material: pesquisas sobre flores, flores trazidas pelas crianças ou figuras ou xerox de flores para pintar, papel cartaz ou pardo, cola.

Idade: a partir dos 3 anos.

Atividade: Para Educação Infantil entregue figuras de flores e deixe que pintem com cores diferentes ou use flores que eles trouxeram de casa. Em um cartaz separe colunas por cores. Assim cada criança deve colar suas flores de acordo com a cor certa. Depois se conta quantas flores têm em cada coluna, observando qual tem mais ou menos.  Convide as crianças a reproduzirem o cartaz em uma folha, do modo que desejam.

Para Séries Iniciais: Deixe que as crianças pesquisem imagens de flores e seus nomes. Com o material que as crianças trouxeram, faça um cartaz com colunas com letras iniciais. As crianças devem colar ou desenhar em cada coluna flores que iniciem com aquela letra. Pode-se fazer uma competição entre equipes para ver qual encontra mais flores. Deixe as crianças escreverem os nomes, ajudando em questões de gramática. Depois eles podem fazer um registro no caderno copiando os nomes das flores. Pode-se escolher algumas flores mais comuns para as crianças pesquisarem sobre elas (se pode-se comer, se é venenosa, quais as cores…) e assim ser discutido em outra aula.

No blog há outras atividades que podem enriquecer esse projeto, como construção de hortas, experiências, trabalhos com material reciclado. Clique aqui para vê-los.

Curtiram o projeto?  Fiz com muito carinho para vocês. 🙂

Abraços, Shana Conzatti

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *