Projeto Verão: diversão com água.

Projeto verão para iniciar o ano enfrentando o calor e trabalhando as estações do ano. As atividades foram dividas para contemplar a Educação Infantil e Séries iniciais.

Objetivos Gerais: identificar a estação do ano, diferenciar de outras estações, aumento do vocabulário, autoconhecimento, percepção do meio ao seu redor, classificação.

Projeto Verão, atividade

1. Como é o verão?

Objetivos: reconhecer as características da estação do ano, trocar experiências, desenvolver oralidade.

Material: papel pardo e canetinha, ou quadro e giz.

Atividade; Sentar com as crianças em roda e questionar se está quem ou frio, e qual a estação do ano que estão. Ao descobrirem que é o verão, fazer uma lista das características dessa estação. Vá listando o que as crianças dizem. Questione sobre o que elas gostam de fazer no verão.

Para Ed. Infantil entregue uma folha para que as crianças desenhem o que descobriram sobre o verão. E pra Séries Iniciais convido-os a produzirem palavras ou textos, sobre o que mais gostam de fazer no verão.

2. Roupa certa

Objetivos: atenção, classificação, agilidade motor e de pensamento, trabalho em equipe, coordenação, tipos de vestimentas.

Material: mudas de roupas de verão e inverno (pode-se pedir para as crianças trazerem).

Atividade: dividir a turma em dois ou três grupos. Espalhe todas as roupas longe das crianças. Em cada grupo uma criança será a modelo. Ao sinal da professora as outras crianças devem buscar apenas as roupas de verão e vestir o colega modelo. Ganha o grupo que conseguir vestir mais peças de roupas no colega sem errar o tipo de roupa.

Para Ed. Infantil faça uma contagem oral das peças de roupas. Para Séries Iniciais faça um relatório escrito, no qual as crianças devem responder quantas peças a mais uma determinada equipe conseguiu, quantas roupas sobraram no chão…. (invente várias questões matemáticas a serem respondidas conforme o nível de sua turma).

3. Caminho de pegadas molhadas

Objetivos: coordenação motora, equilíbrio, se por no lugar do outro, percepção, hora ser líder e hora ser seguidor, noção de tamanho e distância.

Material: bacias grandes com água e um chão que ao ser molhado apareça às marcas de água.

Atividade: forme filas de crianças, deixe uma bacia com água à frente de cada fila. A primeira criança da fila deve pisar descalça na água e ir marcando com suas pegadas molhadas o caminho que desejar. As crianças de trás devem molhar seus pés e pisar exatamente no mesmo lugar que o líder. Após vá trocando o líder. E ao final deixe as crianças pisarem na água e brincarem livremente fazendo seus caminhos.

Aproveite os momentos das pegadas sobrepostas para ir questionando os tamanhos dos pés, se são iguais ou não.

4. Pescaria de colher

Objetivos: coordenação fina, concentração, contagem, paciência por esperar sua vez.

Materiais: bacia com água, colheres, ovos ou bolinhas\bolitas.

Atividade: Um grupo de crianças igual ao número de colheres senta-se ao redor da bacia. Com a colher deve tirar as bolinhas ou ovos de dentro da bacia cheia de água. Depois de um tempo determinado se faz a contagem de quantas bolinhas cada criança conseguiu pegar.

Para Séries Iniciais faça também um relatório escrito sobre o resultado da brincadeira. Pode-se construir um gráfico com o nome das crianças e a quantidade de bolinhas pegas e fazer perguntas referentes a essa. (Dicas para trabalhar gráficos, AQUI).

5. Movimento Corporal

Objetivos: autopercepção corporal, observação de movimentos do corpo, coordenação, trabalhar dentro e fora, refrescar, percepção viso-motor, desenvolvimento artístico.

Material: mangueira, parede que fique a marca da água, crianças com roupas de banho.

Atividade: Peça para as crianças se encostarem-se à parede fazendo com o corpo a pose que desejarem. Molhe as crianças com a mangueira (para evitar que a água atinja o rosto das crianças, peça para elas ficarem com o rosto virado para a parede). Depois de molhar a criança diga para elas se afastarem da parede.

Elas irão observar que a água fez o contorno de seus corpos. Brinque com as crianças, desafiando umas as outras a imitarem o movimento do colega, indo para a parede e tentando reposicionar seus membros igual à imagem na parede. Depois deixe as crianças brincarem com a mangueira.

Para Séries Iniciais pode-se desafiar as crianças a reproduzirem as formas da parede em desenho.

Outros projetos e planos de aulas, AQUI.

Abaços, Shana Conzatti.

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *