Educa Criança
pudim da vovó

Pudim da vovó Renilda

Final de ano, lembra Natal e lembra reuniões familiares. E nos faz lembrar também aquelas receitas feitas pelas mães e avós, mais prendadas e que viveram nos tempos em que tudo era difícil de encontrar pronto. Receitas feitas com ingredientes frescos e com muito carinho. Desde pequena, me lembro que nos Natais lá de casa, sempre tinha um pudim grande, de leite condensado.  E tinha a disputa entre os irmãos de quem ia lamber, com colherinha, o restinho de leite condensado que ficava na lata. Mal nos aguentávamos para esperar ele ficar finalmente pronto. Na minha percepção infantil, achava que o pudim levava umas 10 horas pra ficar finalmente  pronto! kkkk….  E na hora de tirar da forma de pudim, vinha aquele frio na barriga: vai conseguir desenformar inteiro, sem quebrar? Mas no fim, quase sempre desenformava sem quebrar! E ele ficava lindo, lustroso e grande, reinando soberano no meio da mesa. Então este ano pedi pra minha mãe me passar a receita para que eu pudesse passar pra vocês! Façam, não vão se arrepender!! Bom apetite!

Ingrediente:

·         4 ovos

·         1 lata de leite condensado

·         1 medida, usando a lata vazia do leite condensado, de leite

·         2 colheres cheias de açúcar

·         Para a calda de caramelo: 2 xícaras de açúcar e ¾ de xícara de água

  Modo de Preparo Calda:

Leve uma forma de pudim ao fogo baixo com o açúcar e a água. Mexa para dissolver o açúcar, e depois não mexa mais, deixando no fogo até  a calda dourar, cuidado para não passar do ponto e ficar queimada.

Apague o fogo  e segurando com uma luva, vá  virando a forma, com cuidado, fazendo com que a calda escorra e unte as laterais da forma. Reserve.

Modo de Preparo Pudim:

      Pré aqueça o forno em temperatura média (180 C).

      Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

      Despeje o pudim na forma  reservada, do pudim, já pré caramelizada. Se for uma forma com tampa, feche bem, se não tiver tampa, cubra com papel alumínio, fechando bem, para não entrar água, durante o cozimento em banho–maria.

       Leve para assar no forno, em banho-maria, colocando a forma do pudim dentro de uma forma maior e colocando água nesta forma que chegue na metade da forma do pudim, por aproximadamente 1h e ½. Ou até que ao furar  com um palito o pudim, o palito  saia limpo. Pode ser feito em banho-maria, na parte de cima do fogão, e  aí o tempo será de aproximadamente 45 minutos.

       Leve o pudim para gelar por 4 horas antes de desenformar e servir. Pode ser feito à noite e desenformado no outro dia.

Para desenformar o pudim com mais facilidade, ponha a forma em um recipiente com água quente por 30 segundos, após segure a forma com as duas mãos e dê uma girada com cuidado na forma no sentido horário e depois no sentido anti – horário, isso vai ajudar o pudim a se soltar da forma. Coloque um prato sobre a forma, sem a tampa e vire rapidamente, sobre o prato. Se a calda não desgrudar, dar uma aquecidinha no fogo baixo, um minutinho e despejar a calda sobre o pudim!

E Bom Apetite! Abraços, Lilian  Giulian Conzatti

Rendimento:  8 a 10 fatias

Tempo de Preparo :  aproximadamente 2 horas (incluindo o cozimento do pudim)

Mais ou menos 4 horas de geladeira – Melhor se fizer em  um dia e servir somente no outro. O sabor e a consistência ficam melhores!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: