tintas comestíveis

Receitas de tintas comestíveis saudáveis para crianças

Trabalhar com tinta é sempre uma festa entre a criançada. Apesar da bagunça é importante que, mesmo os bebês, tenham contato com esse material e possam explorar suas texturas e cores. Mas usar tintas na fase oral, em que as crianças levam todos os materiais para a boca, é um desafio. Por isso trago algumas receitas de tintas comestíveis saudáveis.

Essas tintas são ótimas opções não apenas para os pequenos. Pode-se fazer essas tintas em casa ou na escola para crianças de todas as idades.

OBS.: procurei modificar as receitas originais para tornar as tintas o mais saudável possível. Evitando o uso de corantes, pois mesmo sendo comestíveis, eles são artificiais e é sempre melhor evitá-los.

Receitas de tintas comestíveis saudáveis para crianças:

1) Tinta de Iogurte:

Material: iogurte integral e frutas com cores fortes.

Como fazer: bata porções do iogurte com diferentes frutas até consegui cores mais fortes. Morango, açaí, amora, abacate, manga, mamão são boas opções. Separe as cores em potinhos e entregue para seus bebês brincarem sobre um papel ou mesa.

Observações: é uma tinta feita para o momento da exploração e brincadeira, depois deve ser lavada, pois azeda.

2) Tinta de Chá:

Material: saquinhos de chás diversos e água.

Como fazer: Misture o chá em 1/4 de xícara de água quente. Deixe o líquido escurecer, como se fosse fazer um chá concentrado. Conforme o tipo de chá usado, você terá diferentes tonalidades e cores. Espere esfriar para entregar para as crianças.

Observações: Essa é uma tinta bem líquida, por isso use em papel firme e materiais mais porosos. Ou pode-se usar para brincadeiras como colorir algodões e depois carimbar folhas com estes.

3) Tinta de gelatina:

Material: pó de gelatina de diferentes tipos sem açúcar e água.

Como fazer: dissolva um pouco da gelatina em água fervente. Se quiser mais grossa ponha mais pó, se quiser mais fina ponha mais água. Distribua as cores em potinhos e entregue para as crianças.

Observações: a tinta é bem melecada, mas as crianças adoram. É uma opção legal para uma brincadeira de pintura corporal antes do banho.

4) Tinta de frutas e vegetais:

Material: diferentes frutas e vegetais, mixer ou liquidificador.

Como fazer: bata no liquidificador, fazendo purês, diferentes frutas e verduras. Faça cada uma separada ou misture para encontrar novas cores. Depois coloque os purês coloridos em potinhos e deixe a criança brincar com as cores, texturas e gostos.

Observações: Se desejar que fique mais líquido acrescente água a mistura. Você pode usar várias opções com cores fortes como cenoura, kiwi, amoras, morangos, brócolis, açaí, beterraba cozida. Ou cores mais suaves como a batata, mamão, banana.

5) Tinta de gelo:

Material: suco de frutas e forminhas de gelo.

Como fazer: Faça sucos de frutas de diferentes cores. Faça os sucos concentrados e coloque em forminhas de gelo. Leve a geladeira e deixe congelar. Desenforme os gelos coloridos e entregue para as crianças pintarem sobre superfícies. Elas adoram a sensação de gelado e como as cores vão ficando no papel conforme o gelo vai derretendo.

Observações: se quiser que a tinta fique com uma consistência mais firme misture ao suco um pouco de amido de milho antes de congelar.

Agora só falta deixar a criançada “pintar o 7” se divertindo e aprendendo com alegria e de modo saudável.

Contem-me nos comentários como foi a experiência de vocês com essa atividade.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *