borboleta e a lagarta

Sequência Didática: A borboleta e a lagarta

Preparei uma sequência didática intitulada a borboleta e a lagarta, com objetivo de trabalhar os conceitos de ciclo de vida, transformações físicas e conhecimentos sobre a natureza.

Para essa sequência didática usei como base uma história que eu tinha na sala “A lagarta e a borboleta”. Sendo assim, essa proposta pode ser feita com qualquer história que fale sobre a metamorfose da borboleta.

Etapas da sequência didática:

1) Conversar sobre a história e questionar os alunos se já viram borboletas, casulo, lagarta. Trazer material sobre a metamorfose da borboleta (fotos ou desenhos).

2) Se a turma for de alfabetização: questionar qual a primeira letra de Borboleta, Casulo e Lagarta. Eles podem ser desafiados a escreverem as palavras como acham que é. Também pode se trabalhar o número de sílabas (com palmas, como proposto na postagem de brincadeiras de alfabetização).

3) Construir a lagarta: Com caixa de ovos. Retire uma tira para cada lagarta. Deixe que pintem como desejarem. Com palitinhos fazer as antenas. O rosto pode ser feito com canetinha.

borboleta e a lagarta
3) Casulo:Basta um rolinho de papel higiênico pintado.
4) Borboleta: Cole em uma folha uma palito de picolé e peça para seus alunos desenharem as asas da borboleta. Depois é só cortar e decorar com cola colorida, quando secar enrole dentro do rolinho e assim a criança pode fazer a metamorfose da borboleta.

borboleta e a lagarta

borboleta e a lagarta

5) Aproveite essas atividades para valorizar a importância das borboletas para a natureza, comente que elas ajudam a polinizar as flores. E a partir desse assunto pode-se trabalhar outros como flores, o que é polinização, respeito a natureza…
Gostaram? Deixem seus comentários.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *