Trilha das Sílabas

Fiz para meus alunos do 2°ano esse jogo de  trilha das sílabas e eles amaram. Deixo aqui pra vocês o passo a passo para se quiserem usar a ideia com os seus alunos também. 😀

Jogo Trilha das Sílabas:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP02 ao EF01LP08, EF02LP01 ao EF02LP05,  EF03LP01 ao EF03LP03, EF04LP01 e EF04LP02, EF05LP01)

Ed. Infantil:  EF (EI02EFo9 e EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

Objetivos: Aumentar o vocabulário, fixar o som das sílabas e palavras que contenham essa sílaba.

Como fazer: Desenhe um caminho duplo bem sinuoso, divida em quadradinhos e escreva sílabas aleatórias. Se for de sua preferência coloque silabas nas quais seus alunos apresentam maior dificuldade. Deixe alguns quadradinhos para serem preenchidos com comandos: volte três casas, avance duas casas, espere uma jogada. Ou qualquer outro que ache interessante.

Convide seus alunos para pintarem os quadradinhos ou até mesmo escrever as sílabas. Dependendo do tamanho da turma aconselho a fazer três jogos, podendo ser com sílabas e dificuldades diferentes. O jogo da trilha funciona melhor com no máximo de seis jogadores um contra os outros ou por quatro duplas.

Regras: Cada jogador atira um dado para saber quantos quadradinhos deve andar, ao parar em cima do quadrado ele deve falar uma palavra que comece com aquela sílaba. Se acertar poderá jogar o dado na próxima rodada, se errar deve tentar falar novamente na outra rodada. Ganha o jogo quem chegar primeiro ao final. Pode-se escolher um juiz para conferir se as palavras foram ditas de modo certo, e para auxiliar os que ainda encontram dificuldades em ler as sílabas.

Variações:

Os quadradinhos podem ser separados por grupos de três cores, para quais há diferenças na localização da sílaba. Por exemplo: ao cair no azul deve-se falar uma palavra que começa com essa sílaba, no amarelo palavras que terminam com aquela sílaba, no verde dizer duas palavras com aquela sílaba… Também podem ser feitas trilhas com apenas as letras ou vogais de acordo com o nível de sua turma, ou usá-la para trabalhar dificuldades como palavras com x/Ch, r/rr e outras.

Em uma turma de maternal ou pré-escola, a trilha pode ser feita de modo oral com a ajuda da professora. Faça apenas uns 10 quadrados grandes no qual a criança deve dizer o nome de um colega que inicia com aquela letra ou uma palavra com aquele som de vogal.

 

atividades de alfabetização

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Abraços, Shana Conzatti

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