começou a comemoração

VOCÊ SABE COMO COMEÇOU A COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR?

 Todos os anos em 15 de outubro, aqui no Brasil, comemoramos o Dia do professor.  Mas esta celebração também acontece em outros países, só que em datas diferentes, como: Tailândia – 16 de janeiro, Argentina – 11 de setembro e Uruguai – 22 de setembro.

         Você sabe qual a origem desta data? . A origem do dia do professor se deve ao fato de que em  15 de outubro de 1827, no dia consagrado à educadora Santa Tereza D´Ávila, o Imperador D. Pedro I  instituiu por decreto, a criação do Ensino Elementar no Brasil, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Este decreto de D. Pedro também estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. No entanto, apesar de ser inovador, este decreto acabou não sendo cumprido.

   Somente 120 anos após este decreto, em 1947, que aconteceu a primeira comemoração do Dia do Professor. Neste ano, o professor paulista Salomão Becker, junto com outros três colegas, tiveram a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores. Este dia serviria, também como um momento para dar uma parada, no segundo semestre, sobrecarregado de aulas e afazeres escolares e onde fariam uma análise do que foi feito durante o ano escolar até ali e sobre os rumos a seguir para o restante do ano. 

          Foi em 1963 que esta data foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

     Abaixo, coloquei algumas frases de Paulo Freire, em homenagem a este Dia, dedicado aqueles que promovem  e incentivam o saber e que se doam em busca de uma educação de qualidade para seus alunos, o Professor!

 “ Educar…Um ato de amor.”

 “Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira às  4 horas da tarde… Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática.”

“ Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos  de sonhar sonhos possíveis.”

“ Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”             

       À todos os professores e professoras, um grande abraço pelo nosso Dia!!! Parabéns pelo Dia dos professores!!!

       Equipe do Educa Criança,

 Lilian Giulian Conzatti, Shana Giulian e Ohanna Giulian Conzatti

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *