No mês das crianças as escolas costumam planejar momentos com várias atividades lúdicas, assim trago a ideia de 10 brincadeiras agitadas para escola que podem ser feitas no pátio, ginásio ou mesmo em ambiente internos com mais espaços. São ideias para crianças da Ed. infantil e Fundamental que também servem para aulas de Ed. Física, ou mesmo para aqueles momentos finais da aula em que levamos nossos alunos no pátio à espera dos ônibus escolares ou do seus pais.
Brincadeiras agitadas para pátio:
Objetivos Gerais: Desenvolver a interação entre os pares, paciência, noção espacial, noção de limites do seu corpo e de regras. Prover o autoconhecimento de suas capacidades motoras e de coordenação ampla. Trabalhar oralidade, atenção auditiva e visual. Estimular cooperação e trabalhar a competição saudável (saber ganhar e perder lidando com a frustração e empatia). Perceber diferentes ritmos e produzir ritmos.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI02EO02, EI02EO06, EI02CG01, EI02CG02, EI02CG03, EI02TS01, EI02TS03 – EI03EO01, EI03EO02, EI03EO03, EI03EO07, EI03CG02, EI03CG03, EI03TS01, EI03TS03
- Ens. Fundamental I: EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02, EF35EF04 – EF15AR15
1) PEGA-CORES
Preparação: Divida a turma em duas ou três cores. Entregue tiras coloridas para as crianças conforme a cor de sua equipe para amarrarem no pulso. Desenhe no chão um círculo grande com cada uma das cores.
Desenvolvimento: As crianças devem correr pelo espaço de fora dos círculos. Cada grupo deve tentar pegar as crianças dos outros grupos. Quando uma cor pega a criança de outra cor, esta deve entrar no círculo da cor de quem o pegou. E assim as crianças pegas vão sendo colocadas dentro dos círculos. Vence a equipe que no final tiver mais crianças dentro do seu círculo.
Para as crianças maiores, uma variação é ter um modo de ir salvando as crianças que são pegas. Assim uma criança da equipe da cor da criança que está “presa” no círculo deve se aproximar e puxá-la para fora. Mas se forem pegos nesse momento, as duas crianças devem ir para o círculo.
2) CHEFE MANDA COM PANELAS
Preparação: Organize panelas ou potes variados, tampas e colheres (pode ser de metal, plástico e madeira).
Desenvolvimento: Cante músicas com seus alunos e deixe que reproduzam o ritmo usando as panelas e colheres para produzir o som. Após chame uma criança por vez para produzir um som com as panelas e as outras crianças devem imitar esse som em sua intensidade, ritmo e quantidade (de batidas, giros…).
Com crianças maiores pode-se dividi a turma em dois ou três grupos e estes devem combinar um conjunto de sons a serem feitos com as panelas. Os outros grupos devem ouvir e tentar reproduzir essa sequência de sons, quem for errando vai saindo até que fique apenas uma criança.
3) RABO DA COBRA
Deixe as crianças correndo por um amplo espaço, escolhendo uma criança para iniciar como se fosse uma brincadeira de pega-pega. Quando a criança que é a cabeça da cobra pegar um colega este deve segurar sua cintura e correr juntamente com criança. E assim por diante vai acumulando crianças na cintura da outra formando uma fila (o rabo da cobra). A última criança a ser pega pela “cabeça da cobra” será a próxima a ser a “cabeça da cobra”.
Uma variação é amarrar uma corda á cintura da criança que é a “cabeça da cobra” e as outras crianças vão segurando a corda conforme são pegas, isso facilita na mobilidade para poderem correr.
Conforme a idade de seus alunos tenha o cuidado para eles não tropeçarem uns sobre os outros e caírem. Oriente que corram de modo mais lento, para que os outros consigam acompanhar.
4) LAGO DO JACARÉ:
Preparação: Desenhe no chão duas linhas paralelas para ser o lago. Deixe-as separadas na largura suficiente que seus alunos consigam pular de uma linha para a outra sem pisar no meio. Ou estenda uma tira de tecido (TNT).
Desenvolvimento: Uma criança fica no meio do lago e será o jacaré (pode estar usando uma máscara ou tiara para representar o animal). As outras crianças devem pular de um lado ao outro no lago sem pisar na “água”. Enquanto as crianças tentam atravessar o lago, a criança que é o jacaré tem que pegar a criança que está pulando. Se conseguir pegar, a criança sai da brincadeira. O último a ser pego ganha e pode de ser o jacaré na próxima rodada.
Oriente seus alunos para apenas tocar nas crianças que estão passando pelo lago tendo o cuidado para não empurrar ou segurar, e assim evitar quedas. Também é possível fazer o lago usando os colchonetes ou almofadas, para evitar que se machuquem.
5) CORRIDA DO CASACO:
Preparação: Pegue uma peça de roupa de cada criança (que seja semelhante na dificuldade de vestir: casaco ou camiseta) e organize obstáculos duplos (cadeiras, corda para passar por baixo ou por cima).
Desenvolvimento: Divida a turma em dois grupos. O objetivo é uma dupla de crianças de cada grupo por vez passar pelos obstáculos chegar ao final encontrar seu casaco entre o montinho de roupas, vestir e retornar pelos obstáculos. Para assim a próxima criança fazer o mesmo. Ganha o grupo em que todas as crianças finalizarem o percurso antes da outra equipe.
Para as crianças maiores fala a brincadeira com os pares de sapatos em que eles devem colocar os sapatos e também amarrar. Para locais mais quentes pode-se fazer a brincadeira com a camiseta ou mesmo com o chinelo.
6) PEGA-ELEFANTE:
Uma criança é o elefante, deve correr com o braço esticado e o outro passando por cima segurando o nariz. O elefante corre e tenta pegar os colegas usando apenas a mão que está esticada. Cada criança que é pega também vira um elefante e deve tentar pegar as crianças que ainda estão livres. Ganha a criança que conseguir ser a última a ser pega.
7) ROUBA RABINHO:
Preparação: corte barbantes na quantidade de seus alunos.
Desenvolvimento: Duas crianças são as “rouba rabinhos” e as outras devem colocar o barbante presos na cintura da calça. As duas crianças que pega correm atrás das outras e tentam puxar os barbantes, recolhendo assim os rabinhos. Ganha a criança que tiver mais barbantes em mãos ao final.
8) FAZENDEIROS E PATOS:
Preparação: Peça para seus alunos picarem papel ou podem juntar folhas caídas das árvores.
Desenvolvimento: Escolha quatro crianças para serem os fazendeiros. Essas crianças carregam um saquinho com os papéis picados ou as folhas recolhidas fingindo ser a comida dos patos. As outras crianças são os patinhos. Os fazendeiros correm pelo ambiente jogando os papéis/folhas. E os patinhos devem recolher “a comida”. Ao final ganha a criança que tiver recolhido mais papéis/folhas.
9) ONÇA DORMINHOCA:
As crianças formam uma roda e vão cantando: “Onça dorminhoca, onça dorminhoca, ninguém tem medo de onça dorminhoca”. Enquanto isso uma criança fica agachada no centro da roda fingindo dormir (sendo a onça). A onça quando desejar deve rugir como a onça (acordando) e assim correr atrás das crianças que desmancham a roda e fogem. Quem a onça pegar será a próxima onça dorminhoca, e a antiga volta a formar a roda com os colegas.
Se desejar a criança que é a onça pode estar usando uma máscara que vai sendo trocada com as crianças que serão as novas onças.
10) GRUDA E DESGRUDA
Preparação: Grude com durex na camiseta de duas crianças (costas e frente) bolinhas de papel ou de plástico.
Desenvolvimento: Divida a turma em dois grupos, sendo cada grupo com uma das crianças com as bolinhas na camisa. O objetivo é o grupo oposto tentar tirar todas as bolinhas grudadas da camisa do time adversário, enquanto os colega do outro grupo tenta fazer o mesmo com a criança das bolinhas do seu grupo. Ao mesmo tempo algumas crianças devem tentar proteger a criança com a camiseta.
Para não se machucarem combine com seus alunos como podem defender (sem empurrar quem ataca, só segurando ou ajudando a criança com a camiseta fugir….).
Dicas Extras:
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Abraços, Shana Conzatti