ideias lúdicas de alfabetização

Organizei três brincadeiras de alfabetização exclusivas e fáceis de fazer que ajudam na aquisição inicial da escrita. Estas podem ser feitas também na Educação Infantil de modo oral.

Espero que gostem. 🙂

Brincadeiras de alfabetização:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e EF02LP01 ao EF02LP06 e EF03LP01 ao EF03LP03 e EF04LP01,  EF04LP02 e EF05LP01)

Ed. Infantil:  EF (EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1.Sílabas palmadas.

Objetivos: perceber as sílabas das palavras, contar sílabas.
Como fazer: Sentar em uma roda com as crianças e desafiá-las a bater o número de palmas que correspondem ao número de sílabas de seus nomes (número de vezes que abrimos a boca, para a pré-escola).
Cada um por vez bate o número de sílabas para seu nome. Depois eles podem ser desafiados a baterem o número de sílabas dos nomes de seus amigos.
Está é uma simples brincadeira, mas muito importante para que a criança perceba que as palavras são feitas de partes tornando a aprendizagem das sílabas mais fáceis. Pode-se usá-la em diferentes momentos, desafiando com outros tipos de palavras. Ou bater palmas para separar sílabas em uma música no ritmo desta.

2. O que disse?

Objetivos: consciência fonológica, atenção.
Como fazer: Desafie os alunos a descobrirem qual palavra foi dita, quando a professora fala diferentes palavras sem produzir som. Isso auxilia a criança a relacionar a articulação da boca às letras. É importante para crianças pré-silábicas para que quando comecem a pensar qual letra devem usar, saibam qual o som a representa.
Use palavras com R/RR, e M/N antes de P/B, pois esse tipo de exercício facilita para a criança reconhecer como o som é diferente, sem ter que decorar regras ortográficas.

3. Palavra escondida

Objetivos: Descobrir qual a palavra que encaixa na frase, seguir pistas, atenção.
Como fazer: Escreva uma frase no quadro, deixando a última palavra por escrever.
Pergunte qual palavra pode ser. Dê pistas para que as crianças encontrem a palavra que você deseja.
Quando a palavra for descoberta essa criança ou grupo ganha o ponto.
Passe para outra frase, repetindo a brincadeira o quanto achar interessante.
Essa brincadeira pode ser feita de modo oral para turmas pré-silábicas ou através da escrita para os outros.
Exemplo:
Frase: No circo tem…..
Pista1: É um animal.
Pista2: Tem a sílaba TE em seu nome.
Pista3: Tem quatro Sílabas.
Pista 4: Começa com a letra E.
Qual é esse animal?

Dicas extras para incentivar a leitura:

Confira no vídeo do meu canal: Professora Shana Conzatti.

 

atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: