Trago para vocês 4 ideias lúdicas para alfabetizar que podem ser usadas desde a Ed. Infantil, pois a criança aprende brincando.
lúdicas para alfabetizar:
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e EF02LP01 ao EF02LP06)
Ed. Infantil: EF (EI02EFo9 e EI03EF09)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
1) Brincando de escrever o nome:
Momento 1: Entregue algumas massinhas para cada criança. Deixe que modelem e brinquei um pouco como desejarem. Após desafie-as a montarem seus nomes com a massinha. Deixa-as copiarem os nomes dos crachás ou que tentem construir a sequência certa das letras sem o crachá e depois observem se está correto. Vá orientando as crianças, fazendo perguntas que as ajudem a descobrir qual letra vem depois da outra e como elas podem reproduzir a letra, se está faltando algo na letra ou como a criança pode melhorar a modelagem para que todos entendam o que está escrito.
Momento 2: Desafie as crianças a construírem com as massinhas os nomes dos colegas ou também seus sobrenomes. Conforme o nível de sua turma vá dizendo as letras do sobrenome ou informando os sons e deixando que as crianças descubram qual é a letra certa.
Momento 3: Use os nomes modelados para fazer brincadeiras de separação de sílabas. Ajude as crianças a afastarem as letras conforme os sons das sílabas quando falam seus nomes. Deixe que separem como desejarem primeiro, depois as ajude a encontrar o modo correto. Com o caderno em mãos solicite que elas vão até as mesas dos colegas e observem os nomes dos colegas e as sílabas separadas e que façam cópias destes. (Plano completo para trabalhar o Nome Próprio com objetivos da BNCC, AQUI)
2) Alfabeto Interativo:
Preparação: Corte as folhas brancas em 6 partes iguais. Faça o mesmo com as folhas pretas. Cole uma tira preta na folha branca de modo a ficar meio preto e meio branco dos dois lados, como na imagem. Na parte branca escreva uma letra do alfabeto bastão maiúsculo e do outro lado escreva sua versão minúscula. Amarre o cordão em cada tira branca e pendure ao alcance das crianças.
Desenvolvimentos:
Momento 1: Após pendurar o alfabeto na sala mostre-o para as crianças. Deixe que observem. Faça com que nomeiem as letras na ordem e aproveite para questionar se conseguem pensar em algo que inicie com a letra. Depois entregue giz de quadro para as crianças e deixe que treinem na parte preta a escreverem livremente a letra. Após a brincadeira apague o giz com um pano úmido. E deixe o alfabeto exposto na sala para as crianças brincarem e treinarem a escrita das letras.
Momento 2: Incentive as crianças a escreverem na parte preta palavras que iniciem com a letra da cartela. (Plano completo para trabalhar o alfabeto com objetivos da BNCC, AQUI)
3) Tabela de vogais:
Momento 1: Faça no quadro ou em uma cartolina colunas com as vogais como na imagem. Espalhe as imagens em uma mesa central. Divida as crianças em grupos. Chame um grupo e cronometre o tempo que o grupo leva para colocar todas as figuras na coluna certa. Depois faça o mesmo com os outros grupos, ganhando quem fez a tarefa mais rápido e de modo correto.
Momento 2: Em uma folha deixe as crianças reproduzirem o resultado, fazendo as colunas com as vogais e os desenhos de cada coluna.
Momento 3: Desafie as crianças a desenharem mais coisas em cada coluna que não estão no quadro, depois confira com as crianças o que elas conseguiram. Ajudando-as a corrigirem quando necessário. (Plano completo para trabalhar as vogais com objetivos da BNCC, AQUI)
4) Montando palavras com sílabas:
Preparação: Cole uma sílaba em cada copo ou rolinho. Escolha Sílabas que possibilitem várias palavras. Escolha o número de copos/rolinhos que deseja confeccionar.
Desenvolvimento:
Momento 1: Leve as crianças para um lugar amplo. Faça dois ou três grupos de crianças. Espalhe os rolinhos ou copos pelo ambiente. Cada vez que você apitar ou dizer já, as crianças devem correr até os rolinhos e pegar os rolinhos/copos necessários para formar uma palavra de acordo com suas ordens. Proponha desafios como: Juntar sílabas terminadas em O, formar o nome de um animal, uma fruta, escrever o máximo de palavras com duas sílabas, escrever uma palavra com quatro sílabas, escrever uma palavra que contenha uma sílaba complexa. Cada vez que o grupo consegue completar o desafio marca um ponto. Ao final conte os pontos para saber quem ganhou.
Momento 2: Em sala de aula, entregue seis copos/rolinhos para cada quarteto e desafie as crianças a escreverem o maior número de palavras que conseguirem usando apenas as sílabas que ganharam. Selecione sílabas fáceis de serem combinadas. (Plano completo para trabalhar as vogais com objetivos da BNCC, AQUI)
Mais algumas ideias lúdicas de alfabetização:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti